Tancos/Armas: Perguntas "vitais" continuam sem resposta - CDS-PP
Quinta, 22 Março 2018 22:05    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

joao rebelo press

O CDS-PP criticou hoje a “falta de respostas” a “perguntas vitais” sobre o furto de material militar em Tancos no relatório divulgado pelo Ministério da Defesa e lamentou que “não tenha sido assumida” qualquer responsabilidade política.

“Destacamos que este relatório tem 300 páginas e está disponível para todos mas não responde às perguntas para as quais os portugueses precisam de ter uma resposta, o quem, quando, como e porquê e qual o nexo de causalidade”, assinalou o deputado João Rebelo.

Em declarações aos jornalistas no parlamento, o deputado do CDS-PP considerou “preocupante” que o relatório, passados 266 dias do furto e 155 dias depois da recuperação do material, não defina “o dia próprio e a hora própria em que o roubo aconteceu”, não respondendo “às questões vitais para o apuramento da verdade”.

Na introdução do relatório, intitulado “Tancos 2017: Factos e documentos”, o Ministério da Defesa admite como “evidentemente legítima” a pergunta de “quem, quando, porquê e como perpetrou o furto de material de guerra nos Paióis Nacionais de Tancos”.

Contudo, recomenda que se deverá aguardar “serenamente, para resposta cabal, pelo termo das investigações (que, à data da divulgação deste dossier, ainda decorrem), orientadas por quem de direito, o Ministério Público”.

Afirmando concordar parcialmente com esta visão, no que respeita ao “quem” perpetrou o furto, João Rebelo sustentou que o documento devia identificar pelo menos o “quando e o como”.

Criticando o “atraso” no envio do documento ao parlamento – o ministro da Defesa tinha afirmado na comissão parlamentar em janeiro que iria enviar um “dossier” sobre Tancos em fevereiro – João Rebelo considerou que o ministério procurou no documento “dar a ideia de que não há aqui responsabilidades políticas a assacar ao governo sobre a matéria”.

“Há um sacudir indiscutível de responsabilidades por parte do governo. Lendo este texto, não há nenhuma responsabilidade política assumida ou indiciada”, criticou.

Para o CDS-PP, o assunto “não está fechado”, disse o deputado, reiterando que “não põe de parte todas as possibilidades que o regimento permite”, nomeadamente chamar o ministro da Defesa ao parlamento, os chefes militares e “pessoas envolvidas nas medidas tomadas”.

O deputado sublinhou que algumas das medidas tomadas pelo Governo para evitar que se repitam furtos em instalações militares “ainda não foram implementadas” e advertiu que “cortes nos orçamentos, que têm sido muito espremidos”, ou “cativações de verbas” podem “por em perigo” a concretização das medidas de segurança.

O Exército divulgou no dia 29 de junho do ano passado o desaparecimento de material militar dos paióis de Tancos - entretanto desativados - que foi recuperado pela Polícia Judiciária Militar em outubro, a 21 quilómetros do local.

 

História CDS

user4_pic

Conheça a história do Grupo parlamentar do CDS.

Parlamento Direto

bancada copy

Videos do Plenário, comissões e outras intervenções.

Iniciativas CDS

1 reuniao gp

Projetos de Lei e Projetos de Resolução apresentados pelo Grupo Parlamentar.

Deputados CDS

News image

Assunção Cristas

Círculo Eleitoral Leiria Presidente do CDS-PP

News image

Nuno Magalhães

Círculo Eleitoral Setúbal Presidente do Grupo Parlamentar Vice-Pres...

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto Vice-Presidente do Grupo Parlamentar Vic...

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga Vice-Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Hélder Amaral

Círculo Eleitoral Viseu Vice-Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Teresa Caeiro

Círculo Eleitoral Faro Vice-Presidente da Assembleia da República

News image

António Carlos Monteiro

Círculo Eleitoral Aveiro Secretário da Mesa da Assembleia da Repúblic...

News image

Álvaro Castello-Branco

Círculo Eleitoral Porto

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Filipe Anacoreta Correia

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Ilda Araújo Novo

Círculo Eleitoral Viana do Castelo

News image

Isabel Galriça Neto

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Gonçalves Pereira

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro

News image

João Rebelo

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Patrícia Fonseca

Círculo Eleitoral Santarém

News image

Pedro Mota Soares

Círculo Eleitoral Porto

News image

Vânia Dias da Silva

Círculo Eleitoral Braga