Líder do CDS-PP defende continuação do bom relacionamento entre Portugal e Angola
Segunda, 14 Maio 2018 18:20    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

assuncao cristas angola press

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, considerou hoje, em Luanda, que “mais do que nunca” Portugal e Angola podem continuar o bom relacionamento, uma vez que está ultrapassada “a situação incómoda” que existia entre os dois países

Assunção Cristas falava à imprensa, à margem de uma palestra sobre "A Política e a Mulher", realizada na Faculdade de Direito, da Universidade Agostinho Neto, em Luanda, onde comentou o impasse que marcou nos últimos tempos a relação entre Angola e Portugal.

Em causa, estava o processo judicial que envolvia o ex-vice-Presidente da República de Angola, Manuel Vicente, remetido agora pela justiça portuguesa a de Angola, conforme desejo do Governo angolano.

"Eu creio que hoje, mais do que nunca, podemos continuar esse bom relacionamento, que continuou sempre a existir, os canais continuaram a existir, eu fui convidada para estar aqui na Agostinho Neto, para esta palestra, ainda antes, aceitei ainda antes, é sinal de que as coisas estavam também a fluir", disse a dirigente do CDS-PP.

A líder do CDS-PP disse ainda estar convicta de que o bom relacionamento entre os dois países, que partilham a mesma língua, em muitos casos a mesma uma cultura e visões, "que se cruzaram na história", sempre existiu.

"As relações de Portugal e Angola foram sempre correndo bem, temos muitos portugueses em Angola e muitos angolanos em Portugal, muitos de nós inclusivamente partilhando Portugal e Angola", reforçou a dirigente do CDS-PP.

Com os estudantes angolanos, Assunção Cristas partilhou a experiência de Portugal da ação das mulheres na política, a forma como vê a necessidade de mais participação feminina, apesar dos ganhos já conquistados ao nível do parlamento e no grupo parlamentar do partido que dirige, com 44% de representação feminina.

"Entendo que quanto mais tivermos uma representação paritária, mais a sociedade fica bem refletida naquilo que é o trabalho, a reflexão e as decisões que todos os dias se tomam em política, seja ao nível do parlamento seja também ao nível da governação, e a propósito disso também lembrar o que têm sido as grandes batalhas e as conquistas das mulheres em várias áreas", frisou.

Assunção Cristas sublinhou que não é apenas na política, onde existem menos mulheres comparativamente a homens, mas também nas administrações de grandes empresas, e quando se olha para a partilha das tarefas em casa e fora de casa as mulheres são as mais sobrecarregadas.

"Nós, na verdade, temos uma igualdade na lei e em todos os documentos internacionais e europeus, falam da igualdade entre homens e mulheres, mas depois na prática sabemos que essa igualdade efetivamente não existe", salientou.

Para terça-feira, a líder do CDS-PP tem agendado encontros com os principais partidos políticos em Angola - Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) e Convergência Ampla de Salvação de Angola-Coligação Eleitoral (CASA-CE).

 

História CDS

user4_pic

Conheça a história do Grupo parlamentar do CDS.

Parlamento Direto

bancada copy

Videos do Plenário, comissões e outras intervenções.

Iniciativas CDS

1 reuniao gp

Projetos de Lei e Projetos de Resolução apresentados pelo Grupo Parlamentar.

Deputados CDS

News image

Assunção Cristas

Círculo Eleitoral Leiria Presidente do CDS-PP

News image

Nuno Magalhães

Círculo Eleitoral Setúbal Presidente do Grupo Parlamentar Vice-Pres...

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto Vice-Presidente do Grupo Parlamentar Vic...

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga Vice-Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Hélder Amaral

Círculo Eleitoral Viseu Vice-Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Teresa Caeiro

Círculo Eleitoral Faro Vice-Presidente da Assembleia da República

News image

António Carlos Monteiro

Círculo Eleitoral Aveiro Secretário da Mesa da Assembleia da Repúblic...

News image

Álvaro Castello-Branco

Círculo Eleitoral Porto

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Filipe Anacoreta Correia

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Ilda Araújo Novo

Círculo Eleitoral Viana do Castelo

News image

Isabel Galriça Neto

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Gonçalves Pereira

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro

News image

João Rebelo

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Patrícia Fonseca

Círculo Eleitoral Santarém

News image

Pedro Mota Soares

Círculo Eleitoral Porto

News image

Vânia Dias da Silva

Círculo Eleitoral Braga