Assunção Cristas considera positiva relação do CDS-PP com MPLA
Terça, 15 Maio 2018 18:21    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

cristas mplaA presidente do CDS-PP classificou hoje, em Luanda, como positiva a relação com o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), partido no poder em Angola, manifestando disponibilidade para aprofundar o diálogo.

Assunção Cristas, que se encontra em Luanda, a convite da Universidade Agostinho Neto, para ministrar uma palestra sobre "Mulheres na Política", foi hoje recebida pelo secretário-geral do MPLA, Paulo Cassoma, num encontro que serviu para "uma troca muito interessante de impressões sobre aquilo que são os objetivos e prioridades do CDS-PP em Portugal e também o que são os objetivos e prioridades do MPLA em Angola".

Em declarações à imprensa no final do encontro, Assunção Cristas referiu que solicitou também encontros com os três maiores partidos da oposição.

Sobre a relação com o MPLA, a líder do CDS-PP lembrou que o seu partido esteve representado no último congresso do MPLA e há dois meses também contou com a presença do partido maioritário em Angola no congresso do CDS.

"É certamente positiva (a relação). O MPLA esteve no nosso congresso, como outros partidos também estiveram. Nós estivemos aqui e neste momento podemos continuar a trabalhar, nomeadamente, eventualmente, partilhando algum conhecimento em matéria de preparação autárquica e de formação autárquica, que é um desafio que neste momento Angola tem pela frente, e nós enquanto partido temos também que conquistar mais posições autárquicas", disse a líder do CDS-PP.

Assunção Cristas disse que o assunto que nos últimos tempos marcou a relação entre Portugal e Angola, o envio do processo judiciário do ex-vice-Presidente angolano, Manuel Vicente, para a justiça angolana, não foi abordado no encontro.

"Não foi tema da nossa conversa. Tratamos das questões de prioridade do país, como é evidente quando tive o convite para vir a Luanda havia esse, em linguagem diplomática, irritante, que naturalmente não põe em causa a profundidade das relações que existe, mas, como irritante que é, causa, enfim, algum incómodo", admitiu Assunção Cristas.

A dirigente centrista referiu que, enquanto líder do CDS-PP, procurará "manter um bom relacionamento com os três maiores partidos em Angola", por entender que "isso é de interesse de Portugal".

"Temos muitos portugueses em Angola e muitos angolanos em Portugal, muitas empresas a trabalharem aqui em Angola, com investimentos, outras que têm relações comerciais e eu creio que Angola também neste projeto, neste desafio do desenvolvimento económico e da diversificação do desenvolvimento económico, certamente que gostará de ter em Portugal um parceiro para partilha de conhecimentos, também para investimento", salientou.

Assunção Cristas disse ainda que, "estando o CDS na oposição", é seu compromisso ser sempre "uma voz em benefício das pontes, do bom diálogo e da tranquilidade das relações entre os dois países".

 

História CDS

user4_pic

Conheça a história do Grupo parlamentar do CDS.

Parlamento Direto

bancada copy

Videos do Plenário, comissões e outras intervenções.

Iniciativas CDS

1 reuniao gp

Projetos de Lei e Projetos de Resolução apresentados pelo Grupo Parlamentar.

Deputados CDS

News image

Assunção Cristas

Círculo Eleitoral Leiria Presidente do CDS-PP

News image

Nuno Magalhães

Círculo Eleitoral Setúbal Presidente do Grupo Parlamentar Vice-Pres...

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto Vice-Presidente do Grupo Parlamentar Vic...

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga Vice-Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Hélder Amaral

Círculo Eleitoral Viseu Vice-Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Teresa Caeiro

Círculo Eleitoral Faro Vice-Presidente da Assembleia da República

News image

António Carlos Monteiro

Círculo Eleitoral Aveiro Secretário da Mesa da Assembleia da Repúblic...

News image

Álvaro Castello-Branco

Círculo Eleitoral Porto

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Filipe Anacoreta Correia

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Ilda Araújo Novo

Círculo Eleitoral Viana do Castelo

News image

Isabel Galriça Neto

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Gonçalves Pereira

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro

News image

João Rebelo

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Patrícia Fonseca

Círculo Eleitoral Santarém

News image

Pedro Mota Soares

Círculo Eleitoral Porto

News image

Vânia Dias da Silva

Círculo Eleitoral Braga