CDS-PP quer audição urgente do Hospital de Gaia na comissão de saúde após demissões
Quarta, 05 Setembro 2018 20:28    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

cecilia meireles copy copy copy copy copyO CDS-PP quer que a Comissão Parlamentar de Saúde convoque "com caráter urgente" o Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E), equipamento onde hoje se demitiram o diretor clínico e 51 responsáveis de serviço.

Num requerimento dirigido ao deputado José Matos Rosa, presidente da Comissão Parlamentar de Saúde, o grupo parlamentar do CDS-PP, lembrando que os clínicos que hoje concretizaram os pedidos de demissão já tinham ameaçado fazê-lo em março, descreve esta situação como "muito preocupante".

"Estas demissões são, no entender do CDS-PP, muito preocupantes, pois são demonstrativas da inação do Governo no que aos problemas da saúde diz respeito", refere a nota dos centristas.

O diretor clínico e os diretores e chefes de serviço do CHVNG/E, num total de 52 clínicos, demitiram-se em protesto contra as "condições indignas" em que trabalham.

O anúncio foi feito hoje pelo presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos, António Araújo, em conferência de imprensa, no Porto.

Na sessão o diretor clínico demissionário, José Pedro Moreira da Silva, apontou como causas para a demissão coletiva as "condições indignas de assistência no trabalho e falta de soluções da tutela".

Em março, numa visita à unidade hospitalar para se inteirar dos problemas existentes, o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, disse que todos os diretores de serviço do Centro Hospitalar estavam dispostos a demitir-se se "a situação caótica" se mantivesse.

Miguel Guimarães desafiou então os ministros da Saúde e das Finanças a visitarem este hospital para perceberem, disse o responsável, que "doentes e profissionais vivem em condições que não lembram a ninguém".

E, hoje, no requerimento enviado ao Palácio de São Bento, o CDS-PP recorda que em maio o Ministério da Saúde reafirmou que o CHVNGE tem previstos e em curso vários projetos, nomeadamente a reorganização do Serviço de Urgência ou um programa de gestão de camas, que visa a expansão da lotação das Medicinas (Internamento), Unidade de Convalescença e Unidade de Hospitalização Domiciliária.

São também lembrados pelo CDS-PP, que cita resposta do gabinete de Adalberto Campos Fernandes, outros projetos como a Fase B do Novo Edifício Hospitalar, num valor de 16 milhões de euros e, posteriormente, a Fase C no valor de 30 milhões.

"Perante esta resposta que recebemos do gabinete do senhor ministro da Saúde e perante as demissões hoje concretizadas, é essencial perceber se os projetos, investimentos e contratações acima referidos foram, efetivamente, cumpridos", questiona o grupo parlamentar do CDS-PP.

Os centristas pedem, assim, que seja marcada uma audiência "com caráter de urgência" na comissão de saúde para receber o conselho de administração do CHVNG/E no sentido deste esclarecer sobre "os problemas com que se tem deparado, os motivos da demissão dos 52 diretores e chefes de serviço".

Conforme se lê no pedido de audiência, o CDS-PP também exige saber qual "o impacto dos problemas do CHVNG/E na prestação de cuidados de saúde aos utentes" com estas demissões.

 

História CDS

user4_pic

Conheça a história do Grupo parlamentar do CDS.

Parlamento Direto

bancada copy

Videos do Plenário, comissões e outras intervenções.

Iniciativas CDS

1 reuniao gp

Projetos de Lei e Projetos de Resolução apresentados pelo Grupo Parlamentar.

Deputados CDS

News image

Assunção Cristas

Círculo Eleitoral Leiria Presidente do CDS-PP

News image

Nuno Magalhães

Círculo Eleitoral Setúbal Presidente do Grupo Parlamentar Vice-Pres...

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto Vice-Presidente do Grupo Parlamentar Vic...

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga Vice-Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Hélder Amaral

Círculo Eleitoral Viseu Vice-Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Teresa Caeiro

Círculo Eleitoral Faro Vice-Presidente da Assembleia da República

News image

António Carlos Monteiro

Círculo Eleitoral Aveiro Secretário da Mesa da Assembleia da Repúblic...

News image

Álvaro Castello-Branco

Círculo Eleitoral Porto

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Filipe Anacoreta Correia

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Ilda Araújo Novo

Círculo Eleitoral Viana do Castelo

News image

Isabel Galriça Neto

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Gonçalves Pereira

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro

News image

João Rebelo

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Patrícia Fonseca

Círculo Eleitoral Santarém

News image

Pedro Mota Soares

Círculo Eleitoral Porto

News image

Vânia Dias da Silva

Círculo Eleitoral Braga