Nuno Melo: “Cristas é hoje a líder da oposição”
Sábado, 08 Setembro 2018 22:55    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

nuno melo e cristas ermesindeFoi o primeiro e, até ver, único candidato apresentado por um partido às eleições europeias, mas no seu discurso de rentrée Nuno Melo referiu a Europa apenas como nota de rodapé. Falando na festa de verão do CDS, em Ermesinde, o vice do partido preferiu abordar a política nacional e carregar forte nos ataques à esquerda, particularmente ao Governo e ao BE. Com uma conclusão que acabou por ser também um aviso à direita: "Cristas é hoje, de facto, a líder da oposição".

Não tinham passado mais de dois minutos desde o início do seu discurso quando atirou a primeira farpa ao Executivo: “Cá estamos nós a fazer a nossa festa sem fretar comboios, porque não precisamos de prejudicar a vida de mais ninguém”, ironizou, em referência à polémica do comboio especial alugado pelo PS para a festa da rentrée socialista, em Caminha. “E não me parece que tenhamos menos gente”, prosseguiu.

A partir daqui, os ataques foram constantes. Primeiro, à medida que Costa anunciou, precisamente na rentrée, para reduzir em 50% o IRS dos emigrantes que saíram do país nos anos da crise e queiram regressar a Portugal, classificada por Melo como “uma politiquice quase cínica”. “Começava por agradecer a todos os milhões de portugueses de quem Costa se esqueceu, que cá ficaram para que hoje encontrasse Portugal muito melhor”, criticou, atacando a “mesquinhez” do primeiro-ministro por dirigir a medida precisamente a quem deixou o país nos anos do anterior Governo PSD/CDS. E recordou que muitos portugueses saíram por opção. “Porque é que hão de ter o IRS pela metade enquanto quem cá está com salários baixos o paga na totalidade?”

Mas alguns dos ataques mais ferozes estavam guardados para o Bloco de Esquerda. Desde logo, porque os dirigentes bloquistas têm escolhido como alvo de críticas o ministro das Finanças (Marisa Matias disse na rentrée do BE que “Centeno não entrou para o Eurogrupo, foi o Eurogrupo que entrou em Mário Centeno" ; Mariana Mortágua referia-se ao ministro, em entrevista ao Expresso deste sábado, como uma “força de bloqueio”). Ora, o CDS considera que as críticas do BE são hipócritas: “Neste país Centeno só é ministro das Finanças porque o BE quer e o resto é conversa. O BE entrou no PS como o PS entrou no BE”, disparou. E prosseguiu nas críticas puxando pelo caso Robles, o vereador do BE em Lisboa que se demitiu depois de ter sido descoberto o seu envolvimento num negócio por muitos considerado especulativo com um prédio em Alfama. “Ainda não vi Mortágua a grafitar na casa do colega ‘aqui há facho’”, declarou Melo, para gáudio da audiência.

Para o outro parceiro do Governo, uma crítica rápida: com o estado “imoral” dos hospitais e os problemas na CP, “nem uma manifestação do PCP?” “Que diferença para os tempos entre 2011 e 2015”, sublinhou. Apesar de ser eurodeputado e candidato a novo mandato, Nuno Melo guardou para o fim do discurso, algumas palavras sobre a Europa, apenas uma breve revisão das prioridades já conhecidas do CDS: a oposição ao federalismo e a livre circulação de pessoas exigindo “respeito pelas nossas leis, valores e costumes” e priorizando a “segurança”.

 

Fonte: Expresso

 

História CDS

user4_pic

Conheça a história do Grupo parlamentar do CDS.

Parlamento Direto

bancada copy

Videos do Plenário, comissões e outras intervenções.

Iniciativas CDS

1 reuniao gp

Projetos de Lei e Projetos de Resolução apresentados pelo Grupo Parlamentar.

Deputados CDS

News image

Assunção Cristas

Círculo Eleitoral Leiria Presidente do CDS-PP

News image

Nuno Magalhães

Círculo Eleitoral Setúbal Presidente do Grupo Parlamentar Vice-Pres...

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto Vice-Presidente do Grupo Parlamentar Vic...

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga Vice-Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Hélder Amaral

Círculo Eleitoral Viseu Vice-Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Teresa Caeiro

Círculo Eleitoral Faro Vice-Presidente da Assembleia da República

News image

António Carlos Monteiro

Círculo Eleitoral Aveiro Secretário da Mesa da Assembleia da Repúblic...

News image

Álvaro Castello-Branco

Círculo Eleitoral Porto

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Filipe Anacoreta Correia

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Ilda Araújo Novo

Círculo Eleitoral Viana do Castelo

News image

Isabel Galriça Neto

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Gonçalves Pereira

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro

News image

João Rebelo

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Patrícia Fonseca

Círculo Eleitoral Santarém

News image

Pedro Mota Soares

Círculo Eleitoral Porto

News image

Vânia Dias da Silva

Círculo Eleitoral Braga