Assunção Cristas diz que Costa foi “um homem sem palavra e sem responsabilidade” no caso Infarmed
Sexta, 19 Outubro 2018 09:22    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

assuncao cristas microA presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, disse hoje que o primeiro-ministro, o socialista António Costa, lidera um Governo "trapalhão" e mostrou ser "um homem sem palavra e sem responsabilidade" na condução do dossiê Infarmed.

"Temos um primeiro-ministro que para cada assunto tem várias versões e diz uma coisa e faz exatamente o contrário", afirmou a líder dos centristas ao discursar em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, no jantar de tomada de posse da estrutura distrital do CDS-PP que agora é liderada por Fernando Barbosa.

E para a mostrar que este Governo é "trapalhão", Assunção Cristas deu exemplos de casos do Norte do país e da área da saúde.

"Sobre o Infarmed [Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde], ouvimos o primeiro-ministro dizer no debate quinzenal, de forma clara, que a decisão estava tomada e ia para o Porto. Não estava tomada, nem sequer estava ponderada. Mas depois, quando teve de assumir ‘ou sim ou sopas’, disse que são outros, uma comissão que vai decidir. Isto é António Costa no seu melhor. É um homem sem palavra e sem responsabilidade", referiu a líder do CDS-PP.

A presidente dos centristas acrescentou, ainda, que "basta olhar para a ala pediátrica do Hospital S. João ou para o hospital de Gaia, onde 52 diretores se demitiram, para ver o caos em que está a saúde".

Num discurso de cerca de 15 minutos perante uma plateia de cerca de 500 militantes, Assunção Cristas tornou a criticar as trocas nos ministérios em período de apreciação do Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) porque, considerou, "caras novas a apresentar orçamentos preparados por outros não parece um bom sinal".

Já sobre o OE2019, a presidente do CDS-PP apontou que este tem "a maior carga fiscal de sempre", lembrando que isso acontece "quando já não há ‘troika'” e quando era suposto o país ter virado “as costas à austeridade".

"Vemos um primeiro-ministro preocupado em distribuir o bolo do Orçamento pelas suas diferentes capelinhas eleitorais. Não vemos um primeiro-ministro preocupado em fazer crescer o bolo para depois poder distribuir alguma coisa. Não o preocupa olhar para a conjuntura internacional e perceber que há sinais de desaceleração", referiu, enumerando, de seguida, o que considera serem "falácias e ilusões" da proposta OE2019.

A líder dos centristas deixou ainda um apelo aos militantes para que se unam de forma a dar corpo a uma "missão" que disse ser "grande, mas possível".

"Nós vamos chegar lá. Somos os primeiros e os únicos que fazemos oposição a este Governo socialista das esquerdas unidas. Estamos a trabalhar para uma verdadeira alternativa que corra com António Costa e com as esquerdas unidas. Isto mais ninguém o diz sem temores, mais ninguém o diz com convicção. Porque nós não queremos o poder pelo poder. Há quem o queira e, de resto, vemos isso todos os dias", sublinhou Assunção Cristas.

 

História CDS

user4_pic

Conheça a história do Grupo parlamentar do CDS.

Parlamento Direto

bancada copy

Videos do Plenário, comissões e outras intervenções.

Iniciativas CDS

1 reuniao gp

Projetos de Lei e Projetos de Resolução apresentados pelo Grupo Parlamentar.

Deputados CDS

News image

Assunção Cristas

Círculo Eleitoral Leiria Presidente do CDS-PP

News image

Nuno Magalhães

Círculo Eleitoral Setúbal Presidente do Grupo Parlamentar Vice-Pres...

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto Vice-Presidente do Grupo Parlamentar Vic...

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga Vice-Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Hélder Amaral

Círculo Eleitoral Viseu Vice-Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Teresa Caeiro

Círculo Eleitoral Faro Vice-Presidente da Assembleia da República

News image

António Carlos Monteiro

Círculo Eleitoral Aveiro Secretário da Mesa da Assembleia da Repúblic...

News image

Álvaro Castello-Branco

Círculo Eleitoral Porto

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Filipe Anacoreta Correia

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Ilda Araújo Novo

Círculo Eleitoral Viana do Castelo

News image

Isabel Galriça Neto

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Gonçalves Pereira

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro

News image

João Rebelo

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Patrícia Fonseca

Círculo Eleitoral Santarém

News image

Pedro Mota Soares

Círculo Eleitoral Porto

News image

Vânia Dias da Silva

Círculo Eleitoral Braga