OE2019: Proposta do Governo “não vai no bom caminho”
Sábado, 20 Outubro 2018 19:36    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

assuncao press 40

A presidente do CDS-PP disse hoje que a proposta do Governo PS para o Orçamento do Estado para 2019 "não vai no bom caminho" e insistiu em benefícios fiscais para empresas e cidadãos do interior de Portugal.

"Este Orçamento do Estado não vai no bom caminho, não olha para a necessidade de um crescimento económico sustentável", disse Assunção Cristas aos jornalistas, durante uma visita à herdade do maior produtor de uvas de mesa em Portugal, no concelho de Ferreira do Alentejo, no distrito de Beja.

Segundo a líder do CDS-PP, o Orçamento do Estado para 2019 proposto pelo Governo também "não olha para a criação de emprego pelas empresas, porque são as empresas que criam emprego e que criaram emprego ao longo destes últimos anos".

A proposta de Orçamento do Estado para 2019 do Governo também "não traz medidas específicas para apoiar o investimento e sabemos que sem investimento privado não há economia a crescer de forma sustentável", disse.

Por isso, referiu Assunção Cristas, "o CDS-PP tem uma visão alternativa, rejeita este orçamento, mas levará ao parlamento as suas propostas para as várias áreas, mostrando que há outro caminho, há uma alternativa".

Segundo Assunção Cristas, na quinta-feira, no parlamento, vai ser discutido o pacote de estatuto de benefício fiscal para o interior que o CDS-PP propõe e que apresentou no passado mês de julho.

O CDS-PP entende que "é preciso que as pessoas que vivem no interior" lá "permaneçam" e que "outros se sintam atraídos para o interior" e "isto tem de ser feito de uma forma integrada, olhando não só mas também para a fiscalidade das empresas e das famílias", defendeu.

Uma redução de 50% da taxa de IRS a pagar por contribuintes residentes no interior do país, desconto nas portagens de autoestradas e redução para 10% da taxa de IRC a pagar por empresas localizadas no interior do país são algumas das medidas do pacote de estatuto de benefício fiscal proposto pelo CDS-PP e elencadas por Assunção Cristas.

O CDS-PP quer também que todos os benefícios e apoios ao investimento tenham "uma majoração" para investimentos realizados no interior, para que "quem está disponível para investir sinta que é melhor, é mais vantajoso investir no interior do país", disse.

Olhando para o OE para 2019, há uma redução na despesa total consolidada" do Ministério da Agricultura "na casa dos 8%", disse Assunção Cristas, frisando que "há apenas dois ministérios que reduzem" as despesas totais consolidadas e a "maior" redução" é a do Ministério da Agricultura.

"Isso não é um bom caminho" e o Governo "não está a dar o apoio que é necessário" e "está a falhar" com "vários setores" da agricultura, disse, rematando: "Tenho dito muitas vezes e volto a repetir: a agricultura é um parente pobre dentro deste Governo".

Actualizado em ( Segunda, 29 Outubro 2018 16:59 )
 

História CDS

user4_pic

Conheça a história do Grupo parlamentar do CDS.

Parlamento Direto

bancada copy

Videos do Plenário, comissões e outras intervenções.

Iniciativas CDS

1 reuniao gp

Projetos de Lei e Projetos de Resolução apresentados pelo Grupo Parlamentar.

Deputados CDS

News image

Assunção Cristas

Círculo Eleitoral Leiria Presidente do CDS-PP

News image

Nuno Magalhães

Círculo Eleitoral Setúbal Presidente do Grupo Parlamentar Vice-Pres...

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto Vice-Presidente do Grupo Parlamentar Vic...

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga Vice-Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Hélder Amaral

Círculo Eleitoral Viseu Vice-Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Teresa Caeiro

Círculo Eleitoral Faro Vice-Presidente da Assembleia da República

News image

António Carlos Monteiro

Círculo Eleitoral Aveiro Secretário da Mesa da Assembleia da Repúblic...

News image

Álvaro Castello-Branco

Círculo Eleitoral Porto

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Filipe Anacoreta Correia

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Ilda Araújo Novo

Círculo Eleitoral Viana do Castelo

News image

Isabel Galriça Neto

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Gonçalves Pereira

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro

News image

João Rebelo

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Patrícia Fonseca

Círculo Eleitoral Santarém

News image

Pedro Mota Soares

Círculo Eleitoral Porto

News image

Vânia Dias da Silva

Círculo Eleitoral Braga