CDS recomenda ao Governo que aumente o número de turmas em contratos de associação na freguesia de Fátima
Sexta, 19 Outubro 2018 12:31    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

ana rita siteO Grupo Parlamentar do CDS quer que a Assembleia da República recomende ao Governo que reveja, com urgência, o número de turmas atribuídas em regime de contrato de associação à freguesia de Fátima, a fim que seja dada a devida resposta aos alunos e famílias, no estrito respeito pelo Despacho Normativo n.º 6/2018.

Num projeto de resolução, os deputados do CDS referem que o número de turmas atribuído aos colégios com contratos de associação da área geográfica de Fátima não contempla a totalidade dos alunos que cumprem os critérios definidos no  Despacho Normativo n.º 6/2018 (que estabelece os procedimentos da matrícula, respetiva renovação e as normas a observar na distribuição de crianças e alunos). Este facto, que tem vindo a verificar-se nos últimos anos, agravou-se este ano letivo, tendo deixado sem colocação cerca de 100 alunos nos estabelecimentos de ensino da freguesia que asseguram o 2.º e 3.º ciclos e secundário em regime de contrato associação.

Dito de outra forma, a decisão da redução do número de turmas atribuídas a estes estabelecimentos de ensino colide com o Despacho de Matrículas do mesmo Ministério e força cerca de 100 alunos para escolas fora da sua zona de residência, sem transportes assegurados.

A freguesia de Fátima tem três colégios com contratos de associação e nenhum estabelecimento de ensino público após o 1.º ciclo do ensino básico, sendo que o mais próximo fica em Ourém. Faz ainda fronteira com aldeias de quatro outros concelhos (Torres Novas, Alcanena, Batalha, Leiria) que também não possuem nenhuma escola pública nas proximidades a partir do 5.º ano.

A decisão política do Governo PS - apoiada no Parlamento pelo BE, PCP e PEV – de reduzir sucessivamente o número de turmas nos colégios com contratos de associação, com base num “estudo” de rede e no acordo com as autarquias, parece não encontrar fundamentação no caso presente.

Neste contexto, surge o movimento cívico “Fátima Escola para Todos”, que pretende ver aumentado o número de turmas nos três colégios com contratos de associação com o Estado por forma a integrar todos os alunos da sua abrangência. Reuniu 6220 assinaturas na sua petição “Fátima Escola para Todos”, entregue na Assembleia da República no passado dia 25 de setembro. Segundo o movimento, de acordo com os critérios definidos pelo Governo, existem 100 crianças que não têm a opção de ficar em Fátima e que estão a ser encaminhadas para Ourém, Caranguejeira ou Batalha, a mais de 15 quilómetros.

O caso de Fátima tem como particularidades não ter oferta estatal a partir do 1.º ciclo, ter cerca de 15 000 habitantes, mas uma população flutuante diária da ordem das 25 000 pessoas. Faltam turmas para 100 alunos e há sobrelotação no caso das turmas com alunos com necessidades educativas especiais.

 

História CDS

user4_pic

Conheça a história do Grupo parlamentar do CDS.

Parlamento Direto

bancada copy

Videos do Plenário, comissões e outras intervenções.

Iniciativas CDS

1 reuniao gp

Projetos de Lei e Projetos de Resolução apresentados pelo Grupo Parlamentar.

Deputados CDS

News image

Assunção Cristas

Círculo Eleitoral Leiria Presidente do CDS-PP

News image

Nuno Magalhães

Círculo Eleitoral Setúbal Presidente do Grupo Parlamentar Vice-Pres...

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto Vice-Presidente do Grupo Parlamentar Vic...

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga Vice-Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Hélder Amaral

Círculo Eleitoral Viseu Vice-Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Teresa Caeiro

Círculo Eleitoral Faro Vice-Presidente da Assembleia da República

News image

António Carlos Monteiro

Círculo Eleitoral Aveiro Secretário da Mesa da Assembleia da Repúblic...

News image

Álvaro Castello-Branco

Círculo Eleitoral Porto

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Filipe Anacoreta Correia

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Ilda Araújo Novo

Círculo Eleitoral Viana do Castelo

News image

Isabel Galriça Neto

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Gonçalves Pereira

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro

News image

João Rebelo

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Patrícia Fonseca

Círculo Eleitoral Santarém

News image

Pedro Mota Soares

Círculo Eleitoral Porto

News image

Vânia Dias da Silva

Círculo Eleitoral Braga