CDS-PP alerta para constrangimentos no Hospital de Santarém
Segunda, 05 Novembro 2018 12:58    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

patricia copyA deputada e presidente da distrital de Santarém do CDS-PP alertou para os constrangimentos do atraso na conclusão das obras do bloco operatório do Hospital de Santarém e para o “sério risco” deste perder financiamento para atualização da rede informática.

Em comunicado, Patrícia Fonseca, que se reuniu a semana passada com a administração do Hospital Distrital de Santarém (HDS), afirma que vai questionar a nova ministra da Saúde, Marta Temido, sobre a situação desta unidade hospitalar, que tem visto sucessivas recusas de visto por parte do Tribunal de Contas, tanto para a conclusão das obras do bloco operatório como para atos de gestão corrente.

Para a deputada, “o atraso na conclusão das obras do bloco operatório tem como consequência um maior constrangimento dos doentes e dos profissionais, que têm de se deslocar à unidade hospitalar de Torres Novas, com um substancial acréscimo de custos que tem vindo a ser suportado pelo já deficitário orçamento do Hospital, o que confere uma enorme ineficiência de recursos e contribui para o aumento da dívida”.

A também líder da distrital centrista afirma ter sido informada pela nova administração do HDS, presidida por Ana Infante, de que o reforço de verbas anunciado em julho pelo anterior ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, “foi, na realidade, um adiantamento de parte das verbas do contrato programa com o Hospital, pelo que o CDS-PP conclui que o Governo ‘empurrou com a barriga’ um problema que agora é ainda maior”.

O comunicado refere ainda que o HDS corre “o sério risco de perder o financiamento, que é a 100%, para a atualização da rede informática para a desmaterialização do processo clínico, por não ter as verbas necessárias para adiantar os pagamentos”, o que considera “absolutamente inaceitável”.

Por outro lado, afirma que o facto de o Governo só ter autorizado 14 das 22 vagas solicitadas para médicos especialistas e de, dessas, apenas seis terem tido candidatos, “revela, infelizmente, a falta de motivação que os médicos têm para integrarem a equipa do HDS, ao que certamente não é alheia toda esta problemática”.

A deputada apontou, em particular, a situação da unidade de coronária do serviço de cardiologia, “que chegou a estar encerrada temporariamente uns dias”, tendo a administração garantido que se tratou de “uma situação pontual” e que está “a reorganizar o serviço de forma a prestar os melhores e mais atempados cuidados de saúde aos utentes”.

Considerando a situação do HDS “insustentável”, Patrícia Fonseca lembra que já em setembro tinha questionado o Governo sobre se seriam “disponibilizadas verbas de imediato para ultrapassar o problema e garantir que o serviço assistencial à população não é posto em causa” e lamentou a “não resposta” do então ministro.

 

História CDS

user4_pic

Conheça a história do Grupo parlamentar do CDS.

Parlamento Direto

bancada copy

Videos do Plenário, comissões e outras intervenções.

Iniciativas CDS

1 reuniao gp

Projetos de Lei e Projetos de Resolução apresentados pelo Grupo Parlamentar.

Deputados CDS

News image

Assunção Cristas

Círculo Eleitoral Leiria Presidente do CDS-PP

News image

Nuno Magalhães

Círculo Eleitoral Setúbal Presidente do Grupo Parlamentar Vice-Pres...

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto Vice-Presidente do Grupo Parlamentar Vic...

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga Vice-Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Hélder Amaral

Círculo Eleitoral Viseu Vice-Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Teresa Caeiro

Círculo Eleitoral Faro Vice-Presidente da Assembleia da República

News image

António Carlos Monteiro

Círculo Eleitoral Aveiro Secretário da Mesa da Assembleia da Repúblic...

News image

Álvaro Castello-Branco

Círculo Eleitoral Porto

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Filipe Anacoreta Correia

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Ilda Araújo Novo

Círculo Eleitoral Viana do Castelo

News image

Isabel Galriça Neto

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Gonçalves Pereira

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro

News image

João Rebelo

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Patrícia Fonseca

Círculo Eleitoral Santarém

News image

Pedro Mota Soares

Círculo Eleitoral Porto

News image

Vânia Dias da Silva

Círculo Eleitoral Braga