Brexit: CDS-PP defende reforço das relações com o Reino Unido após saída
Domingo, 25 Novembro 2018 22:55    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

card assuncao cristas cds 150116A líder do CDS-PP, Assunção Cristas, defendeu hoje um reforço das relações bilaterais com o Reino Unido, após a conclusão do processo de saída da União Europeia, de forma a minimizar os efeitos do ‘Brexit’

Em declarações esta tarde aos jornalistas, na Amadora, à margem de uma cerimónia sobre o 25 de Novembro de 1975, Assunção Cristas comentou o acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia (EU), apontando o posicionamento que Portugal deverá adotar no futuro, caso este se efetive.

“Concluindo-se o processo, Portugal deve, com certeza, procurar ter uma relação bilateral forte com o Reino Unido, por muitíssimas razões: os portugueses que lá vivem, as relações comerciais. Relembro que o Reino Unido é o nosso quarto mercado exportador”, sublinhou a líder centrista, num tom cauteloso, uma vez que “o processo ainda não está fechado”.

Assunção Cristas defendeu ainda que, se o Reino Unido realmente sair da UE, Portugal deverá “ter uma voz mais ativa na defesa marítima e atlântica” e instou o Governo a apoiar as empresas portuguesas na procura de mercados alternativos que lhes permitam “minimizar os eventuais impactos do ‘Brexit’”.

Apesar de deixar estes conselhos, a líder centrista lamentou a decisão do Reino Unido, considerando que a permanência seria “mais benéfica” para os interesses da UE e de Portugal.

“O CDS sempre disse que este era um processo que nós não gostaríamos de ter visto. A União Europeia e Portugal ficariam certamente melhor com o Reino Unido na União europeia, mas foi esta a decisão”, atestou.

Os chefes de Estado e de Governo dos 27 validaram hoje, numa cimeira extraordinária em Bruxelas, o acordo de saída do Reino Unido da UE e a declaração política da relação futura entre as partes.

 

Deputados CDS

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Assunção Cristas

Círculo Eleitoral Lisboa Presidente do CDS-PP

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga