Assunção Cristas diz que António Costa é um "contador de estórias"
Terça, 11 Dezembro 2018 17:23    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

assuncao cristas debate global imagensA líder do CDS-PP, Assunção Cristas, acusou hoje o primeiro-ministro, António Costa, de ser um "contador de estórias" e de ter gorado as expectativas com promessas por cumprir e com a "contestação crescente nas ruas".

Aacusação foi feita na abertura do debate quinzenal com António Costa, na Assembleia da República, em Lisboa, marcado por um ataque ao Governo e ao primeiro-ministro por parte de Assunção Cristas, que considerou que o líder do executivo enganou os portugueses.

"Porque a todos prometeu o que porventura nunca teve intenção de cumprir", disse Assunção Cristas, que deu nove exemplos de "estórias".

A "estória", disse, da igualdade no Serviço Nacional de Saúde (SNS), mas onde se "vê cirurgias adiadas", incluindo de doentes oncológicos e crianças, devido a greves.

Ou ainda a "estória" de "ter virado a página à austeridade" quando o país tem "a maior carga fiscal de sempre" ou ainda a "estória" da "paz social" quando hoje há "tantas ou mais greves do que no tempo de 'troika'".

Se "está tudo bem", porque se queixam "tantos e tantos", questionou.

"Dos professores aos médicos, dos guardas prisionais aos enfermeiros, dos polícias aos juízes, dos técnicos de diagnóstico aos bombeiros" tornaram-se "todos insensatos", perguntou ainda.

Assunção Cristas fez uma primeira parte do discurso enumerando as "estórias" que, acusou, António Costa anda a "contar ao país", pondo-lhe depois várias perguntas, a começar por querer saber se o Governo está a fazer tudo para a conservação das estradas e pontes.

Uma deixa aproveitada por Assunção Cristas para perguntar se o Governo vai indemnizar as famílias das vítimas do acidente de Borba, provocado pelo colapso da estrada junto a pedreiras que fez cinco mortos em novembro.

António Costa não se comprometeu diretamente a fazê-lo alegando não confundir "Estado com outras pessoas de direito público".

O tom de voz subiu, depois, em resposta à bancada do CDS-PP e ao seu líder parlamentar, Nuno Magalhães, que encolheu os ombros à resposta.

"Não esteja a sacudir o ombro. Eu assumo todas as responsabilidades, mas não assumo a que não é minha. Não estamos a falar do dinheiro do António Costa, mas do dinheiro dos contribuintes e tenho de gerir com muito respeito", alertou.

Assunção Cristas voltou à carga para dizer a António Costa que "não aprendeu nada todos estes anos", depois de o primeiro-ministro ter recordado que esteve por trás da solução para a indemnização aos familiares das vítimas do acidente na ponte de Entre os Rios, quando era ministro.

A deputada e líder centrista deu um exemplo em que um governo socialista não pagou, o caso Aquaparque, em que foi um executivo do PSD e CDS-PP a fazê-lo.

Assunção Cristas quis ainda saber "quantos anos" levaria a realizar as cerca de 5.000 cirurgias canceladas pela greve dos enfermeiros, ao que António Costa garantiu que seriam "reprogramadas e efetuadas" até ao primeiro trimestre de 2019.

A líder centrista acusou igualmente o executivo de ter copiado algumas medidas do CDS-PP, que "foram rejeitadas pelo PS", para a sua proposta de conciliação do trabalho com a vida familiar.

 

História CDS

user4_pic

Conheça a história do Grupo parlamentar do CDS.

Parlamento Direto

bancada copy

Videos do Plenário, comissões e outras intervenções.

Iniciativas CDS

1 reuniao gp

Projetos de Lei e Projetos de Resolução apresentados pelo Grupo Parlamentar.

Deputados CDS

News image

Assunção Cristas

Círculo Eleitoral Leiria Presidente do CDS-PP

News image

Nuno Magalhães

Círculo Eleitoral Setúbal Presidente do Grupo Parlamentar Vice-Pres...

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto Vice-Presidente do Grupo Parlamentar Vic...

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga Vice-Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Hélder Amaral

Círculo Eleitoral Viseu Vice-Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Teresa Caeiro

Círculo Eleitoral Faro Vice-Presidente da Assembleia da República

News image

António Carlos Monteiro

Círculo Eleitoral Aveiro Secretário da Mesa da Assembleia da Repúblic...

News image

Álvaro Castello-Branco

Círculo Eleitoral Porto

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Filipe Anacoreta Correia

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Ilda Araújo Novo

Círculo Eleitoral Viana do Castelo

News image

Isabel Galriça Neto

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Gonçalves Pereira

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro

News image

João Rebelo

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Patrícia Fonseca

Círculo Eleitoral Santarém

News image

Pedro Mota Soares

Círculo Eleitoral Porto

News image

Vânia Dias da Silva

Círculo Eleitoral Braga