CDS-PP lamenta oportunidade económica perdida confirmada por BdP
Terça, 18 Dezembro 2018 10:55    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

joao almeida copy copy copy copy copyO porta-voz do CDS-PP reiterou hoje que o Governo desperdiçou a oportunidade da atual conjuntura e mostrou-se empenhado em conceber uma alternativa política, ao comentar as projeções de crescimento económico do Banco de Portugal (BdP).

"Os dados hoje divulgados pelo BdP confirmam aquilo que o CDS vem dizendo há muito tempo relativamente ao crescimento económico: que Portugal está a perder uma enorme oportunidade de recuperar competitividade", disse João Almeida, nos Passos Perdidos, no parlamento.

O BdP piorou hoje as projeções de crescimento de Portugal, esperando que o Produto Interno Bruto (PIB) aumente 2,1% este ano e 1,8% no próximo, desacelerando progressivamente o ritmo de crescimento até aos 1,6% em 2021, no seu boletim económico de dezembro.

"É mais grave aquilo que agora o BdP confirma porque sucede àquilo que já a Comissão Europeia, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e até o próprio Governo, no relatório do Orçamento do Estado, tinham antecipado, que é um arrefecimento da economia portuguesa. Verificamos não só que a melhor oportunidade já está perdida como está a terminar", afirmou o deputado centrista.

O banco central antecipou que a economia portuguesa cresça 2,1%, menos 0,2 pontos percentuais do que o esperado em outubro, e abaixo dos 2,3% estimados pelo Governo, com as previsões do crescimento das exportações a caírem também dos 5% (de outubro) para os 3,6%.

"Aprovado que está um orçamento de uma política que entendemos como errada, é fundamental abrir um ciclo de alternativa a esta política económica. Esta política económica esgotou-se, não só perdeu a oportunidade como não tem soluções para no futuro conseguir aquilo que não conseguiu com esta conjuntura", continuou João Almeida.

Segundo o parlamentar democrata-cristão, "o CDS está empenhado em construir um programa eleitoral que permita aos portugueses ver a alternativa" para que Portugal não continue "a perder posições e na cauda da Europa".

As projeções macroeconómicas do BdP, que atualizam as projeções macroeconómicas para o período 2018-20 e divulgam, pela primeira vez, projeções para 2021, estimam que a economia portuguesa deva prosseguir uma trajetória de crescimento da atividade, embora "em desaceleração", em linha com as projeções para o mesmo período publicadas para o conjunto da área do euro pelo Banco Central Europeu (BCE).

No quarto e último Orçamento do Estado da presente legislatura, no que respeita ao cenário macroeconómico, o Governo visa atingir um défice de 0,2%, uma dívida na ordem dos 118,5% do PIB, um crescimento de 2,2% e uma taxa de desemprego que ronde os 6%.

 

História CDS

user4_pic

Conheça a história do Grupo parlamentar do CDS.

Parlamento Direto

bancada copy

Videos do Plenário, comissões e outras intervenções.

Iniciativas CDS

1 reuniao gp

Projetos de Lei e Projetos de Resolução apresentados pelo Grupo Parlamentar.

Deputados CDS

News image

Assunção Cristas

Círculo Eleitoral Leiria Presidente do CDS-PP

News image

Nuno Magalhães

Círculo Eleitoral Setúbal Presidente do Grupo Parlamentar Vice-Pres...

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto Vice-Presidente do Grupo Parlamentar Vic...

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga Vice-Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Hélder Amaral

Círculo Eleitoral Viseu Vice-Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Teresa Caeiro

Círculo Eleitoral Faro Vice-Presidente da Assembleia da República

News image

António Carlos Monteiro

Círculo Eleitoral Aveiro Secretário da Mesa da Assembleia da Repúblic...

News image

Álvaro Castello-Branco

Círculo Eleitoral Porto

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Filipe Anacoreta Correia

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Ilda Araújo Novo

Círculo Eleitoral Viana do Castelo

News image

Isabel Galriça Neto

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Gonçalves Pereira

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro

News image

João Rebelo

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Patrícia Fonseca

Círculo Eleitoral Santarém

News image

Pedro Mota Soares

Círculo Eleitoral Porto

News image

Vânia Dias da Silva

Círculo Eleitoral Braga