Assunção Cristas apresenta Lei de Bases da Saúde de CDS face a “situação caótica” do SNS
Terça, 08 Janeiro 2019 15:26    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

assuncao cristas a

A presidente do CDS-PP apresentou hoje a proposta de Lei de Bases da Saúde do seu partido face à "situação verdadeiramente caótica" do Serviço Nacional de Saúde (SNS), ao modelo atual ineficaz e ao "discurso cor-de-rosa do Governo".

Em conferência de imprensa na sede do partido, em Lisboa, Assunção Cristas elencou como princípios do articulado - "um SNS centrado e focado no cidadão", com "visão abrangente" e "o Estado como garante máximo da saúde" -, assumindo que foi adotada como base para a iniciativa centrista a proposta do grupo de trabalho governamental liderado pela ex-ministra socialista Maria de Belém Roseira.

A líder do CDS-PP defendeu a possibilidade de todos os partidos conseguirem chegar a um consenso sobre esta matéria, consoante o apelo do Presidente da República.

"Não há discurso cor-de-rosa do Governo que consiga disfarçar a realidade. A situação é - acho que não há outra expressão capaz de a descrever tão bem - verdadeiramente caótica", afirmou a presidente do CDS-PP.

Para Assunção Cristas, "as reclamações dos utentes, denúncias dos médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde e as variadíssimas demissões e tomadas de posição de diretores de serviço por esse país fora expõem a profunda degradação a que chegou o SNS".

"Nunca em todos estes anos de democracia os portugueses estiveram tão mal servidos de cuidados de saúde. Em resultado do desgoverno socialista e dos preconceitos das esquerdas, a esmagadora maioria dos portugueses tem, hoje em dia, cuidados de saúde aquém do que merecemos", disse.

A Assembleia da República vai debater a nova Lei de Bases da Saúde, aprovada em Conselho de Ministros em 13 de dezembro, no dia 23 de janeiro, contando com o arrastamento de diploma semelhante do PCP.

BE e PSD também têm leis de Bases da Saúde autónomas, devendo igualmente ver os seus textos discutidos naquela sessão plenária, juntamente com as iniciativas do executivo socialista, dos comunistas e do CDS-PP, apesar de Cristas considerar escasso o tempo previsto para aquele debate parlamentar.

O projeto de Lei de Bases da Saúde do CDS-PP, cuja a apresentação contou também com a deputada centristas Isabel Galriça Neto, tem um total de 43 páginas, com 59 princípios basilares para o setor.

"Criar um sistema nacional de saúde centrado e focado no cidadão e no doente, não em si próprio. Queremos saúde de primeira qualidade para todos os portugueses, independentemente da carteira, morada ou idade. Não pode haver portugueses de primeira e de segunda", descreveu a líder democrata-cristã.

Segundo a também deputada, a proposta do CDS-PP é válida para "todo o sistema, com uma visão abrangente", pois "o SNS é um pilar estruturante que deve funcionar com mais autonomia e em rede com outras realidades" e, "para além dos setores social e privado, é preciso valorizar e integrar o papel dos cuidadores informais".

"O Estado é o garante máximo da saúde. Tem de ficar claro e ser autónomo o papel que desempenha em cada momento, de financiador, de prestador e de fiscalizador e avaliador do sistema", acrescentou.

Actualizado em ( Terça, 08 Janeiro 2019 15:34 )
 

História CDS

user4_pic

Conheça a história do Grupo parlamentar do CDS.

Parlamento Direto

bancada copy

Videos do Plenário, comissões e outras intervenções.

Iniciativas CDS

1 reuniao gp

Projetos de Lei e Projetos de Resolução apresentados pelo Grupo Parlamentar.

Deputados CDS

News image

Assunção Cristas

Círculo Eleitoral Leiria Presidente do CDS-PP

News image

Nuno Magalhães

Círculo Eleitoral Setúbal Presidente do Grupo Parlamentar Vice-Pres...

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto Vice-Presidente do Grupo Parlamentar Vic...

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga Vice-Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Hélder Amaral

Círculo Eleitoral Viseu Vice-Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Teresa Caeiro

Círculo Eleitoral Faro Vice-Presidente da Assembleia da República

News image

António Carlos Monteiro

Círculo Eleitoral Aveiro Secretário da Mesa da Assembleia da Repúblic...

News image

Álvaro Castello-Branco

Círculo Eleitoral Porto

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Filipe Anacoreta Correia

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Ilda Araújo Novo

Círculo Eleitoral Viana do Castelo

News image

Isabel Galriça Neto

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Gonçalves Pereira

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro

News image

João Rebelo

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Patrícia Fonseca

Círculo Eleitoral Santarém

News image

Pedro Mota Soares

Círculo Eleitoral Porto

News image

Vânia Dias da Silva

Círculo Eleitoral Braga