CDS questiona Ministro sobre instalações degradadas da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, em Leiria
Segunda, 14 Janeiro 2019 17:37    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

esalvAs deputadas do CDS-PP Ana Rita Bessa e Ilda Araújo Novo questionaram o Ministro da Educação sobre o estado de degradação e a necessidade de obras da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira (ESALV), em Leiria.

Na pergunta enviada à tutela, as deputadas do CDS-PP querem saber se o Ministro tem conhecimento do estado em que se encontra a ESALV, e se sim, desde quando e também se o Ministro está em condições de garantir que o facto de chover em salas de aula, cujo teto contém amianto, não representa um perigo para a saúde de alunos, professores e funcionários.

As deputadas do CDS-PP questionam depois se o Ministro não considera que é imprescindível ao bom aproveitamento escolar que qualquer estabelecimento de ensino tenha boas instalações, tanto ao nível do edificado como ao nível da climatização, de acordo com a estação do ano, e, sendo esta escola a mais problemática de Leiria, em termos estruturais do edificado, e tendo o projeto concluído, por que motivo ficou de fora das obras previstas pela Parque Escolar.

Finalmente, Ana Rita Bessa e Ilda Araújo Novo querem saber se estão previstas obras de requalificação na ESALV, apesar de ter ficado de fora das previstas pela Parque Escolar, quais e para quando.

Com o título “Alunos levam gorros, luvas e mantas para Secundária em Leiria”, o jornal Público publicou no dia 11 de janeiro uma notícia onde dava conta de que «é a escola leiriense que mais necessita de obras profundas, mas a Parque Escolar excluiu-a do plano das intervenções feitas no país».

De acordo com a notícia, e posteriormente confirmado pelo Grupo Parlamentar do CDS-PP, nestes dias frios «os alunos da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira (ESALV), em Leiria, assistem às aulas de gorro, luvas e mantas no colo. Já os professores lecionam de casaco vestido para combater as baixas temperaturas que se fazem sentir nas salas».

A ESALV tem cerca de mil alunos e esta situação resulta em dificuldades de concentração, devido ao frio.

O problema reside na falta de isolamento que impede que o sistema de aquecimento seja eficaz, o que poderia ser resolvido com a realização de obras.

O GP CDS-PP pode confirmar que chove em várias salas de aula, cujo teto ainda contém amianto, situação agravada pelo facto de as janelas não possuírem qualquer tipo de isolamento, as caixilharias serem velhas e tanto as paredes como os tetos estarem cheios de humidade.

Ao jornal, a direção da ESALV revela que apesar de os aquecedores serem ligados ainda antes de os estudantes entrarem nas salas de aula, o calor perde-se, sendo que quando as temperaturas descem, «a escola gasta, em média, quatro mil euros mensais só em gás e eletricidade».

Apesar de o projeto ter sido concluído, as obras nesta escola ficaram de fora intervenções previstas pela Parque Escolar.

A direção da ESALV já solicitou à Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares a requalificação da parte elétrica e da canalização dos edifícios, mas nada ainda foi feito.

O amianto é também outro dos problemas graves que afetam esta escola que desde a sua fundação, em 1982, não sofreu qualquer intervenção profunda.

 

História CDS

user4_pic

Conheça a história do Grupo parlamentar do CDS.

Parlamento Direto

bancada copy

Videos do Plenário, comissões e outras intervenções.

Iniciativas CDS

1 reuniao gp

Projetos de Lei e Projetos de Resolução apresentados pelo Grupo Parlamentar.

Deputados CDS

News image

Assunção Cristas

Círculo Eleitoral Leiria Presidente do CDS-PP

News image

Nuno Magalhães

Círculo Eleitoral Setúbal Presidente do Grupo Parlamentar Vice-Pres...

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto Vice-Presidente do Grupo Parlamentar Vic...

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga Vice-Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Hélder Amaral

Círculo Eleitoral Viseu Vice-Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Teresa Caeiro

Círculo Eleitoral Faro Vice-Presidente da Assembleia da República

News image

António Carlos Monteiro

Círculo Eleitoral Aveiro Secretário da Mesa da Assembleia da Repúblic...

News image

Álvaro Castello-Branco

Círculo Eleitoral Porto

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Filipe Anacoreta Correia

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Ilda Araújo Novo

Círculo Eleitoral Viana do Castelo

News image

Isabel Galriça Neto

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Gonçalves Pereira

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro

News image

João Rebelo

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Patrícia Fonseca

Círculo Eleitoral Santarém

News image

Pedro Mota Soares

Círculo Eleitoral Porto

News image

Vânia Dias da Silva

Círculo Eleitoral Braga