CDS questiona tutela sobre falta de obstetra no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja
Terça, 15 Janeiro 2019 16:39    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

hospital de bejaOs deputados do CDS-PP Patrícia Fonseca e João Rebelo questionaram a Ministra da Saúde sobre quais os motivos que levaram a que, no serviço de urgência do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, não houvesse nenhum obstetra, levando a que pelo menos duas grávidas em fim de tempo tivessem que recorrer ao Hospital do Espírito Santo, em Évora, pelos seus próprios meios, o que implica fazer cerca de 100 km sem qualquer tipo de assistência médica ou de enfermagem.

Na pergunta enviada à tutela, os deputados do CDS-PP querem que a Ministra confirme que durante pelo menos 12 horas, entre as 08h00 e as 20h00 de dia 6 de janeiro p.p., não esteve escalado nenhum especialista em obstetrícia no serviço de urgência do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, e quais os motivos que levaram a esta situação.

Perguntam depois que medidas estão a ser tomadas para resolver esta situação e para impedir que se repita e para quando a contratação de mais especialistas em obstetrícia para o Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja.

Finalmente, os deputados do CDS-PP querem saber se a Ministra está em condições de garantir que estão a ser assegurados o acesso à saúde e a qualidade da prestação de cuidados de saúde à população servida pelo Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja.

Na semana passada a falta de um obstetra no serviço de urgência do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, levou a que pelo menos duas grávidas em fim de tempo tivessem que recorrer ao Hospital do Espírito Santo, em Évora, pelos seus próprios meios, o que implica fazer cerca de 100 km sem qualquer tipo de assistência médica ou de enfermagem.

De acordo com relatos chegados ao Grupo Parlamentar do CDS-PP, esta situação ter-se-á prolongado durante, pelos menos, 12 horas, entre as 08h00 e as 20h00 do dia 6 de janeiro p.p..

Posteriores notícias veiculadas na comunicação social dão conta de que na origem do problema estará o facto de a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo não ter conseguido escalar um segundo médico especialista em Obstetrícia e Ginecologia, para ficar responsável pelo atendimento em urgência, já que o especialista inicialmente escalado não pode assegurar o serviço por imperativo familiar.

Ainda segundo o que foi veiculado, para além de não terem sido aceites as inscrições das duas mulheres que se deslocaram à urgências naquele período, também não terá sido feito sequer qualquer tipo de pré-atendimento de modo a verificar o seu estado de saúde e dos respetivos bebés, tendo apenas sido comunicado às grávidas e familiares que teriam de se deslocar, pelos seus próprios meios, à unidade hospitalar mais próxima, neste caso, o Hospital do Espírito Santo, em Évora, a cerca de 100 km.

Apesar de se referir que a falta de obstetra no serviço de urgência se verificou entre as 08h00 e as 20h00, o médico que entrou no turno da noite estava escalado para o internamento, pelo que essa ausência pode ter-se prolongado por mais horas.

A ser verdade, o CDS-PP encara estes factos com preocupação, considerando ser absolutamente necessário e prioritário assegurar tanto o acesso à saúde, como a qualidade da prestação de cuidados de saúde à população.

 

História CDS

user4_pic

Conheça a história do Grupo parlamentar do CDS.

Parlamento Direto

bancada copy

Videos do Plenário, comissões e outras intervenções.

Iniciativas CDS

1 reuniao gp

Projetos de Lei e Projetos de Resolução apresentados pelo Grupo Parlamentar.

Deputados CDS

News image

Assunção Cristas

Círculo Eleitoral Leiria Presidente do CDS-PP

News image

Nuno Magalhães

Círculo Eleitoral Setúbal Presidente do Grupo Parlamentar Vice-Pres...

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto Vice-Presidente do Grupo Parlamentar Vic...

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga Vice-Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Hélder Amaral

Círculo Eleitoral Viseu Vice-Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Teresa Caeiro

Círculo Eleitoral Faro Vice-Presidente da Assembleia da República

News image

António Carlos Monteiro

Círculo Eleitoral Aveiro Secretário da Mesa da Assembleia da Repúblic...

News image

Álvaro Castello-Branco

Círculo Eleitoral Porto

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Filipe Anacoreta Correia

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Ilda Araújo Novo

Círculo Eleitoral Viana do Castelo

News image

Isabel Galriça Neto

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Gonçalves Pereira

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro

News image

João Rebelo

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Patrícia Fonseca

Círculo Eleitoral Santarém

News image

Pedro Mota Soares

Círculo Eleitoral Porto

News image

Vânia Dias da Silva

Círculo Eleitoral Braga