Ilda Araújo Novo quer saber por que não está ainda operacional o aparelho de TAC do Hospital de Ponte de Lima
Terça, 15 Janeiro 2019 17:41    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

ilda araujo novoNuma pergunta enviada à tutela a deputada do CDS-PP Ilda Araújo Novo questiona a Ministra da Saúde sobre por que motivo não foi ainda totalmente montado o equipamento de TAC do Hospital Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima.

A deputada quer também saber quais os tempos de espera atuais para a realização destes exames tanto no Hospital Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima, como no Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, que medidas pretende a Ministra tomar, de imediato, para resolver este problema e, ainda, em que Hospitais do SNS, e há quanto tempo, os equipamentos de TAC estão avariados e/ou obsoletos e a precisar de reparação ou substituição.

De acordo com notícias vindas a público, o Hospital Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima, que integra a Unidade Local de Saúde do Alto Minho E.P.E., está desde outubro de 2018 sem equipamento de Tomografia Axial Computorizada (TAC).

Assim, e de acordo com as mesmas notícias, os doentes urgentes estarão a ser encaminhados para o Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo (que integra a mesma ULS).

O aparelho de TAC que em outubro estava avariado já terá sido substituído por outro, usado, mas que não resolveu o problema uma vez que, apesar de estar montado e tecnicamente pronto para funcionar, não pode ainda ser utilizado por faltar colocar placas de chumbo que visam impedir a passagem de radiação.

Há muito tempo que o Grupo Parlamentar do CDS-PP tem vindo a alertar o Governo para a necessidade de reparação e/ou substituição de equipamentos de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT). Infelizmente, o caso da TAC do Hospital Conde de Bertiandos é mais um caso entre os muitos em todo o País.

Conforme temos vindo a alertar, a falta de reparação e/ou substituição destes equipamentos de MCDT levam, evidentemente – e como se tem vindo a verificar –, ao aumento das listas de espera para a realização de exames mas, também, a diagnósticos tardios o que, em nosso entender, é muito grave e inaceitável.

Os hospitais vão pedindo sistematicamente autorizações para reparar ou adquirir novos equipamentos, mas essas autorizações não lhes são concedidas e, como se sabe, a asfixia financeira em que se encontram os hospitais do SNS é tremenda, não dispondo de verbas para o poder fazer. Conforme temos vindo a alertar, os Conselhos de Administração dos hospitais estão “de mãos e pés atados” e quem sofre as consequências desta austeridade encapotada imposta pelo Governo são os utentes do SNS.

Perante todos estes factos, o Grupo Parlamentar do CDS-PP entende ser da maior pertinência obter um esclarecimento por parte da Senhora Ministra da Saúde, uma vez que entendemos ser insustentável e injustificável que os hospitais do SNS continuem com os seus equipamentos para a realização de MCDT avariados e continuem sem autorização das Finanças para os reparar e/ou substituir.

 

História CDS

user4_pic

Conheça a história do Grupo parlamentar do CDS.

Parlamento Direto

bancada copy

Videos do Plenário, comissões e outras intervenções.

Iniciativas CDS

1 reuniao gp

Projetos de Lei e Projetos de Resolução apresentados pelo Grupo Parlamentar.

Deputados CDS

News image

Assunção Cristas

Círculo Eleitoral Leiria Presidente do CDS-PP

News image

Nuno Magalhães

Círculo Eleitoral Setúbal Presidente do Grupo Parlamentar Vice-Pres...

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto Vice-Presidente do Grupo Parlamentar Vic...

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga Vice-Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Hélder Amaral

Círculo Eleitoral Viseu Vice-Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Teresa Caeiro

Círculo Eleitoral Faro Vice-Presidente da Assembleia da República

News image

António Carlos Monteiro

Círculo Eleitoral Aveiro Secretário da Mesa da Assembleia da Repúblic...

News image

Álvaro Castello-Branco

Círculo Eleitoral Porto

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Filipe Anacoreta Correia

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Ilda Araújo Novo

Círculo Eleitoral Viana do Castelo

News image

Isabel Galriça Neto

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Gonçalves Pereira

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro

News image

João Rebelo

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Patrícia Fonseca

Círculo Eleitoral Santarém

News image

Pedro Mota Soares

Círculo Eleitoral Porto

News image

Vânia Dias da Silva

Círculo Eleitoral Braga