Óbito/Oliveira Dias: Parlamento evoca antigo presidente e aprova voto de pesar por unanimidade
Quarta, 16 Janeiro 2019 18:59    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

OLIVEIRA DIAS pb 01A Assembleia da República evocou hoje o antigo presidente Francisco de Oliveira Dias, tendo aprovado em sessão plenária, e por unanimidade, um voto de pesar que lembra um homem que “dignificou e honrou o país”.

O voto foi apresentado pelo grupo parlamentar do CDS-PP e após a aprovação seguiu-se um minuto de silêncio.

O documento lembra “um homem bom e íntegro, fazedor de pontes sem nunca renunciar às convicções e aos seus valores”, e assinala a “perda de um português que dignificou, honrou e construiu o país e a democracia”.

O atual presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, foi o primeiro a tomar a palavra, tendo lembrado o percurso de Oliveira Dias, que foi também deputado à Assembleia Constituinte.

“Guardo do doutor Oliveira Dias a memória de um cidadão empenhado”, disse o socialista, salientando que foi “um grande democrata” e um “cidadão ao qual o parlamento e a República muito devem”.

Também a família esteve presente no parlamento aquando da homenagem.

“Ainda que a sua eleição não tenha sido fácil, foi um bom presidente, granjeando o respeito e a admiração dos seus pares e dos funcionários do parlamento, alguns deles ainda ao serviço da Assembleia da República, sobretudo pela forma discreta e rigorosa como assumiu o cargo”, assinalou Ferro Rodrigues.

Já o deputado Matos Correia, do PSD, afirmou que Oliveira foi “exemplo que também fica para a história política e parlamentar”, manifestando à sua família e ao partido que ajudou a fundar, o CDS-PP, o “mais profundo respeito e admiração”.

O PS enalteceu um “exemplo de discrição e rigor”, que fica na história da democracia portuguesa.

“Podemos dizer, sem qualquer hesitação, que com o exemplo cívico de Oliveira Dias, o parlamento se prestigiou”, vincou o deputado Filipe Neto Brandão.

Pelo BE, Pedro Filipe Soares lembrou que os bloquistas ainda não estavam representados no parlamento quando Francisco de Oliveira Dias presidiu a este órgão, mas ainda assim a bancada associou-se ao voto de pesar.

O deputado bloquista justificou esta associação pelos relatos da “memória e pela marca de tolerância democrática e de respeito por todas as forças presentes no parlamento na altura em que foi presidente o doutor Oliveira Dias”.

O líder da bancada parlamentar do PCP, João Oliveira, considerou que Oliveira Dias “assumiu funções num período particularmente complexo” da vida política e nacional.

Apesar das “profundas divergências” com o PCP, João Oliveira referiu que o antigo presidente da Assembleia da República “merece o inteiro respeito”, e por isso também os comunistas se associaram ao voto de pesar.

Também José Luís Ferreira, do PEV, afirmou que, apesar de não ter convivido com o antigo presidente, também se associou ao voto, e prestou condolências à família e ao CDS-PP.

A fechar, a presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, manifestou “gratidão por [Oliveira Dias] ter tido coragem de fundar o partido”, e por ser “um exemplo vivo de uma forma de fazer política assente no respeito por todos, de que a sua presidência desta Assembleia da República foi o retrato vivo”.

“Homem de fé, católico comprometido, humanista profundo, de sólidas convicções, Francisco de Oliveira Dias contribuiu empenhadamente, desde a primeira hora, para a construção da nossa democracia”, salientou, acrescentando que “sempre respeitou as diferenças e procurou os consensos e as pontes”.

O antigo presidente da Assembleia da República, deputado e dirigente do CDS Francisco de Oliveira Dias morreu na segunda-feira, aos 88 anos.

Oliveira Dias era médico de profissão e foi presidente da Assembleia da República entre outubro de 1981 e novembro de 1982.

Após a notícia da morte do antigo presidente, a Assembleia da República colocou a sua bandeira a meia haste.

 

História CDS

user4_pic

Conheça a história do Grupo parlamentar do CDS.

Parlamento Direto

bancada copy

Videos do Plenário, comissões e outras intervenções.

Iniciativas CDS

1 reuniao gp

Projetos de Lei e Projetos de Resolução apresentados pelo Grupo Parlamentar.

Deputados CDS

News image

Assunção Cristas

Círculo Eleitoral Leiria Presidente do CDS-PP

News image

Nuno Magalhães

Círculo Eleitoral Setúbal Presidente do Grupo Parlamentar Vice-Pres...

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto Vice-Presidente do Grupo Parlamentar Vic...

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga Vice-Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Hélder Amaral

Círculo Eleitoral Viseu Vice-Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Teresa Caeiro

Círculo Eleitoral Faro Vice-Presidente da Assembleia da República

News image

António Carlos Monteiro

Círculo Eleitoral Aveiro Secretário da Mesa da Assembleia da Repúblic...

News image

Álvaro Castello-Branco

Círculo Eleitoral Porto

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Filipe Anacoreta Correia

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Ilda Araújo Novo

Círculo Eleitoral Viana do Castelo

News image

Isabel Galriça Neto

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Gonçalves Pereira

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro

News image

João Rebelo

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Patrícia Fonseca

Círculo Eleitoral Santarém

News image

Pedro Mota Soares

Círculo Eleitoral Porto

News image

Vânia Dias da Silva

Círculo Eleitoral Braga