Hélder Amaral questiona governo sobre encerramento da “Água do Caramulo”
Quarta, 23 Janeiro 2019 18:59    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

agua do caramuloO deputado do CDS-PP Hélder Amaral questionou os ministros Adjunto e da Economia e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social sobre o anunciado encerramento da “Água do Caramulo”.

Do Ministro Adjunto e da Economia, Hélder Amaral quer saber se, no âmbito do propalado Programa de Valorização do Interior, há alguma medida que possa servir de apoio e/ou incentivo à manutenção da empresa e/ou dos postos de trabalho, e qual ou quais, e se o Governo está à procura de novos investidores para a Água do Caramulo ou, caso se concretize o encerramento, que solução preconiza e o que pretende fazer com a licença de exploração.

Já ao Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, o deputado do CDS-PP pergunta há alguma medida que possa servir de apoio e/ou incentivo à manutenção dos postos de trabalho, e qual ou quais.

O Super Bock Group (antiga Unicer) anunciou que vai encerrar em fevereiro a fábrica de produção Água do Caramulo, localizada em Varzielas, Oliveira de Frades, e que emprega 26 pessoas.

A empresa ofereceu aos trabalhadores a possibilidade de transferência para uma outra unidade do grupo localizada em Castelo de Vide, a centenas de quilómetros do posto de trabalho atual. Para os que optarem pela rescisão, que de acordo com a comunicação social serão a maioria, o grupo disponibiliza um Programa Social de Apoio.

Em declarações à comunicação social, alguns trabalhadores lamentam que o Super Bock Group tenha deixado de apostar e promover a marca 'Água do Caramulo', enquanto a empresa contrapõe, em comunicado, com o argumento da «quebra significativa de volumes ao longo dos anos, considerando a baixa procura pela marca nos mercados externos e interno», e uma quebra de produção em cerca de um terço da capacidade total da unidade.

O autarca de Oliveira de Frades revelou publicamente que foi contactado por cerca de uma dezena de empresários que pretendem adquirir a fábrica.

A Água do Caramulo tem sido sempre uma marca embaixadora do território que abrange os concelhos de Oliveira de Frades, Tondela e Vouzela, uma zona de forte interioridade e baixa densidade onde é extremamente difícil manter as pessoas.

A 14 de julho de 2018., o Governo aprovou o Programa de Valorização do Interior (PVI) com o objetivo de concretizar «medidas de discriminação positiva e de incentivo ao desenvolvimento dos territórios de baixa densidade, visando a fixação da população, a diminuição das assimetrias regionais, a coesão e a competitividade territorial».

No comunicado do Conselho de Ministros refere-se que as 62 medidas aprovadas que farão parte do PVI vão ao encontro de três grandes opções estratégicas: «a atração de investimento que crie emprego e que permita fixar populações, a valorização do capital natural e a manutenção da paisagem, e a necessidade de promover a equidade no acesso aos serviços públicos pela população dos territórios de baixa densidade».

O CDS-PP entende que a região onde se insere a Água do Caramulo se enquadra nestes objetivos e considera pertinente obter alguns esclarecimentos por parte do Senhor Ministro Adjunto e da Economia.

 

História CDS

user4_pic

Conheça a história do Grupo parlamentar do CDS.

Parlamento Direto

bancada copy

Videos do Plenário, comissões e outras intervenções.

Iniciativas CDS

1 reuniao gp

Projetos de Lei e Projetos de Resolução apresentados pelo Grupo Parlamentar.

Deputados CDS

News image

Assunção Cristas

Círculo Eleitoral Leiria Presidente do CDS-PP

News image

Nuno Magalhães

Círculo Eleitoral Setúbal Presidente do Grupo Parlamentar Vice-Pres...

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto Vice-Presidente do Grupo Parlamentar Vic...

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga Vice-Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Hélder Amaral

Círculo Eleitoral Viseu Vice-Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Teresa Caeiro

Círculo Eleitoral Faro Vice-Presidente da Assembleia da República

News image

António Carlos Monteiro

Círculo Eleitoral Aveiro Secretário da Mesa da Assembleia da Repúblic...

News image

Álvaro Castello-Branco

Círculo Eleitoral Porto

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Filipe Anacoreta Correia

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Ilda Araújo Novo

Círculo Eleitoral Viana do Castelo

News image

Isabel Galriça Neto

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Gonçalves Pereira

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro

News image

João Rebelo

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Patrícia Fonseca

Círculo Eleitoral Santarém

News image

Pedro Mota Soares

Círculo Eleitoral Porto

News image

Vânia Dias da Silva

Círculo Eleitoral Braga