Cristas dá força a comissão de inquérito à CGD: “Será sempre tempo para descobrir a verdade"
Terça, 29 Janeiro 2019 14:46    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

assuncao cristas encerramento braga 3A ideia de criar uma nova - a terceira - comissão de inquérito parlamentar à Caixa Geral de Depósitos parece estar a ganhar força. Depois de PS e PSD terem admitido a ideia - e de deputados do CDS terem feito o mesmo -, Assunção Cristas decidiu puxar pelo tema no encerramento das jornadas parlamentares do seu partido, em Braga. O CDS, promete, quer “descobrir a verdade, sempre e até às últimas consequências”.

No discurso em que fechou o encontro dos democratas-cristãos, Cristas traçou o caderno de encargos do partido em ano eleitoral - diz não saber se ainda há tempo nesta legislatura para investigar a situação do banco público, mas atribui as culpas à esquerda por ter “bloqueado” a anterior comissão à recapitalização e gestão da Caixa. Isto porque na altura, em 2017, a direita quis insistir no pedido de envio documentos do Banco de Portugal, CGD e CMVM à Assembleia da República, mas a esquerda acusou PSD e CDS de quererem arrastar a imagem do banco pela lama, não tendo sido então conhecidos os nomes dos devedores que hoje se conhecem. "O Parlamento podia conhecê-los há dois anos", lamentou.

Foram os partidos de esquerda, diz Cristas, que impediram que o Parlamento investigasse mais profundamente a situação. Mas o CDS continua disposto a isso. “Não sei se ainda é tempo [nesta legislatura], mas será sempre tempo para descobrir a verdade. Quem obstaculizou [a anterior comissão] ponha a mão na consciência agora”, atacou.

 

A CRÍTICA IMPLÍCITA AO PSD NA JUSTIÇA

Outro dos pontos em que o CDS quer insistir até às eleições, como anunciava esta segunda-feira o líder parlamentar, Nuno Magalhães, é a Justiça, uma vez que os democratas-cristãos entregaram há um ano um conjunto de propostas que não teve seguimento no Parlamento, até porque mais nenhum partido apresentou projetos para o setor. O PSD ensaiou uma reforma da Justiça feita fora da Assembleia mas, se o CDS já na segunda-feira dirigira uma farpa ao partido vizinho - “é através do voto que se decide em democracia” - esta terça-feira voltou a frisar: “Há um ano que estamos à espera que os outros partidos tragam as suas propostas para esta e outras áreas e até agora, nada. Lamentamos que muitos outros falem mas não apareçam com propostas concretas”. Já o CDS promete somar aos seus projetos sobre celeridade e agilidade do sistema judicial novas propostas a apresentar em breve.

No que toca à estratégia eleitoral do partido, Cristas repete: o CDS acredita que com prioridades claras, “sem qualquer medo, sem tibiezas, sem ambiguidades” (ou seja, esclarecendo, por exemplo, que nunca “dará a mão” a António Costa) será possível fazer o inédito: “Nós sabemos que o que o CDS defende não foi até agora nunca aplicado no nosso país”. E isso, acredita Cristas, colocando ênfase em novas políticas que impulsionem o crescimento económico ou a redução da carga fiscal, permitirá a Portugal “sair da cepa torta”. E, já agora, fazer o CDS crescer de forma também inédita (na segunda-feira, Cristas prometia um ano "histórico") para ser “uma verdadeira alternativa”.

 

Fonte: Expresso

 

História CDS

user4_pic

Conheça a história do Grupo parlamentar do CDS.

Parlamento Direto

bancada copy

Videos do Plenário, comissões e outras intervenções.

Iniciativas CDS

1 reuniao gp

Projetos de Lei e Projetos de Resolução apresentados pelo Grupo Parlamentar.

Deputados CDS

News image

Assunção Cristas

Círculo Eleitoral Leiria Presidente do CDS-PP

News image

Nuno Magalhães

Círculo Eleitoral Setúbal Presidente do Grupo Parlamentar Vice-Pres...

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto Vice-Presidente do Grupo Parlamentar Vic...

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga Vice-Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Hélder Amaral

Círculo Eleitoral Viseu Vice-Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Teresa Caeiro

Círculo Eleitoral Faro Vice-Presidente da Assembleia da República

News image

António Carlos Monteiro

Círculo Eleitoral Aveiro Secretário da Mesa da Assembleia da Repúblic...

News image

Álvaro Castello-Branco

Círculo Eleitoral Porto

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Filipe Anacoreta Correia

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Ilda Araújo Novo

Círculo Eleitoral Viana do Castelo

News image

Isabel Galriça Neto

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Gonçalves Pereira

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro

News image

João Rebelo

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Patrícia Fonseca

Círculo Eleitoral Santarém

News image

Pedro Mota Soares

Círculo Eleitoral Porto

News image

Vânia Dias da Silva

Círculo Eleitoral Braga