CDS quer esclarecimentos sobre a concessão da Turistrela
Segunda, 04 Fevereiro 2019 13:45    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

turistrela

Numa pergunta dirigida ao Ministro Adjunto e da Economia, os deputados do CDS-PP Hélder Amaral, Patrícia Fonseca, Álvaro Castello-Branco e João Rebelo querem esclarecimentos sobre a concessão da Turistrela.

Em cinco questões, os deputados do CDS-PP querem saber:

1- Segundo o contrato de concessão quais são as intervenções permitidas à Turistrela para desenvolver e melhorar a estância de esqui da Serra da Estrela?

2- Os mais recentes investimentos realizados pela empresa estavam obrigados a Avaliação de Impacte Ambiental? Qual a lei, ou qual o contrato, que estipula essa obrigação?

3- Para o Governo faz sentido proceder a uma revisão contratual que permita melhorar as condições de desenvolvimento da estância, bem como garantir o respeito pelas regras ambientais?

4- Quanto custaria ao Estado, de acordo com o contrato de concessão, a cessação contratual por intermédio de uma rescisão?

5- Qual a cooperação que tem existido entre o Governo, as autarquias, a Turistrela, as associações locais e as entidades ambientais, para avaliar o futuro da Serra da Estrela e a estratégia turística para a região? Quais as conclusões a que chegaram e que estudos resultaram das avaliações feitas?

A Turistrela é um importante grupo económico da região da Covilhã responsável por um elevado número de investimentos no interior do país, e ainda, responsável pelo desenvolvimento de uma estância única em Portugal, dedicada aos desportos de neve.

A estância em causa está legitimada por um contrato de concessão iniciado em 1971 e renovado em 1986, por sessenta anos.

Recentemente, e por intermédio da Associação Amigos da Serra da Estrela (ASE), veio a público um alegado “modus operandi” da Turistrela que passa pela violação de regras legais e pela violação do próprio contrato de concessão. Diz esta entidade que a Turistrela “… optou por agir primeiro e legalizar depois”, e aponta como exemplos a construção de chalés na Penhas da Saúde (caso que chegou a tribunal), as "intervenções da estância de esqui, aprovadas posteriormente por um Plano de Intervenção específico da Torre" ou a "generalidade das obras das pistas de esqui e da área da Torre, que foram sendo construídas ilegalmente" e sem preocupação por qualquer estudo de impacto ambiental.

A mais recente polémica prende-se com o impacte ambiental gerado pela instalação, na estância, de um tapete rolante que permite, acima de tudo, aos iniciantes nas modalidades de esqui e snowboard, o acesso a meios mecânicos idênticos aos existentes nas principais estâncias da Europa – onde se continua a apostar na instalação destes mecanismos.

Uma estância única, como esta que existente na Serra da Estrela, deve funcionar com garantias futuras de desenvolvimento – até pelo que representa ao nível turístico na região.

O próprio contrato de concessão deveria ser claro relativamente às intervenções permitidas na área concessionada, devendo fazer-se referência às exigências legais em matéria ambiental.

Pode, por tudo isto, fazer sentido a reavaliação do contrato de concessão. Tal revisão pode mesmo ser vantajosa para todas as partes envolvidas neste processo, considerando a antiguidade das cláusulas que regem este contrato.


Actualizado em ( Sexta, 08 Fevereiro 2019 21:55 )
 

História CDS

user4_pic

Conheça a história do Grupo parlamentar do CDS.

Parlamento Direto

bancada copy

Videos do Plenário, comissões e outras intervenções.

Iniciativas CDS

1 reuniao gp

Projetos de Lei e Projetos de Resolução apresentados pelo Grupo Parlamentar.

Deputados CDS

News image

Assunção Cristas

Círculo Eleitoral Leiria Presidente do CDS-PP

News image

Nuno Magalhães

Círculo Eleitoral Setúbal Presidente do Grupo Parlamentar Vice-Pres...

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto Vice-Presidente do Grupo Parlamentar Vic...

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga Vice-Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Hélder Amaral

Círculo Eleitoral Viseu Vice-Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Teresa Caeiro

Círculo Eleitoral Faro Vice-Presidente da Assembleia da República

News image

António Carlos Monteiro

Círculo Eleitoral Aveiro Secretário da Mesa da Assembleia da Repúblic...

News image

Álvaro Castello-Branco

Círculo Eleitoral Porto

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Filipe Anacoreta Correia

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Ilda Araújo Novo

Círculo Eleitoral Viana do Castelo

News image

Isabel Galriça Neto

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Gonçalves Pereira

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro

News image

João Rebelo

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Patrícia Fonseca

Círculo Eleitoral Santarém

News image

Pedro Mota Soares

Círculo Eleitoral Porto

News image

Vânia Dias da Silva

Círculo Eleitoral Braga