CDS questiona Ministra da Saúde sobre falha no socorro em Salvaterra de Magos
Sábado, 02 Fevereiro 2019 10:01    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

luz sirene

As deputadas do CDS-PP Patrícia Fonseca e Isabel Galriça Neto querem saber se a Ministra da Saúde tem conhecimento de uma situação que ocorreu em Salvaterra de Magos, em que o INEM só conseguiu ambulância para prestar socorro a idosa à sexta tentativa.

Na pergunta enviada à tutela, as deputadas do CDS-PP querem que a Ministra confirme os factos da linha do tempo disponibilizada pelo INEM e querem saber se a titular da pasta está em condições de assegurar que não está em causa o socorro urgente, a tempo e com qualidade às populações do concelho de Salvaterra de Magos.

Depois questionam ainda que medidas estão a ser tomadas para que situações como esta não voltem a ocorrer, nem em Salvaterra de Magos nem em qualquer outro local do território nacional.

O jornal online Rede Regional, do distrito de Santarém, revelou ontem, 31 de janeiro, que o «INEM só conseguiu ambulância para prestar socorro a idosa à sexta tentativa».

De acordo com a fita do tempo da ocorrência, registada a 28 de janeiro p.p., e que terminou com a morte de uma idosa de Escaroupim, no concelho de Salvaterra de Magos, o maior destaque vai para o facto de cinco entidades diferentes terem recusado o socorro por terem as ambulâncias ocupadas em serviços de emergência médica.

«O Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM recebeu às 10h46 uma chamada transferida através do 112, solicitando ajuda para uma idosa, de 83 anos, que estaria prostrada e sonolenta».

Contactou então, às 10h48, os Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos que «informaram não ter ambulância disponível por ocupação noutras missões de emergência médica». Às 10h49 contactou os Bombeiros Voluntários de Benavente, às 10h50 os Bombeiros Municipais do Cartaxo, às 10h51 a Cruz Vermelha Portuguesa de Aveiras de Cima, e às 10h53 os Bombeiros Voluntários de Azambuja, «tendo todas estas entidades dado ao CODU a mesma resposta: as ambulâncias estavam ocupadas em serviços de emergência médica».

O INEM garante ainda ao site de informação que «às 10h54 o CODU contactou a Cruz Vermelha do Carregado, que aceitou o serviço e acionou para o local uma ambulância de socorro. A saída ocorreu 8 minutos após a chamada do INEM».

A notícia continua relatando que «já no local, e depois de avaliar e prestar os primeiros cuidados de saúde à doente, a tripulação ligou para o CODU às 11h38 dando conta dos sinais e sintomas apresentados pela vítima, referindo que a doente se encontrava agora em paragem cardiorrespiratória (PCR), tendo sido iniciadas manobras de reanimação. O CODU acionou então a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Santarém, não tendo sido possível às equipas médicas reverter a PCR».

Num esclarecimento às questões do órgão de informação, o INEM lamenta a situação – «a qual ocorre, felizmente, com pouca frequência» –, e admite a «incapacidade das várias entidades intervenientes no SIEM [Sistema Integrado de Emergência Médica] de dar resposta à situação, por ocupação dos meios disponíveis em outras emergências médicas».


Actualizado em ( Sexta, 08 Fevereiro 2019 21:45 )
 

História CDS

user4_pic

Conheça a história do Grupo parlamentar do CDS.

Parlamento Direto

bancada copy

Videos do Plenário, comissões e outras intervenções.

Iniciativas CDS

1 reuniao gp

Projetos de Lei e Projetos de Resolução apresentados pelo Grupo Parlamentar.

Deputados CDS

News image

Assunção Cristas

Círculo Eleitoral Leiria Presidente do CDS-PP

News image

Nuno Magalhães

Círculo Eleitoral Setúbal Presidente do Grupo Parlamentar Vice-Pres...

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto Vice-Presidente do Grupo Parlamentar Vic...

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga Vice-Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Hélder Amaral

Círculo Eleitoral Viseu Vice-Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Teresa Caeiro

Círculo Eleitoral Faro Vice-Presidente da Assembleia da República

News image

António Carlos Monteiro

Círculo Eleitoral Aveiro Secretário da Mesa da Assembleia da Repúblic...

News image

Álvaro Castello-Branco

Círculo Eleitoral Porto

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Filipe Anacoreta Correia

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Ilda Araújo Novo

Círculo Eleitoral Viana do Castelo

News image

Isabel Galriça Neto

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Gonçalves Pereira

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro

News image

João Rebelo

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Patrícia Fonseca

Círculo Eleitoral Santarém

News image

Pedro Mota Soares

Círculo Eleitoral Porto

News image

Vânia Dias da Silva

Círculo Eleitoral Braga