Assunção Cristas considera suspensão de convenções com ADSE algo “muito grave”
Terça, 12 Fevereiro 2019 14:46    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

card assuncao cristas cds 150116A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, classificou hoje como “muito grave” a suspensão da convenção com a ADSE por parte da José de Mello Saúde, acusando o Governo de ter tratado “muito mal” esta questão e de estar “a destruir” este sistema.

“É muito grave, o Governo tem tratado muito mal a questão da ADSE”, disse a líder centrista aos jornalistas, quando questionada sobre o tema à margem de uma reunião no Comando Metropolitano de Lisboa da PSP.

Na opinião da presidente do CDS-PP, “infelizmente, o que o Governo está a fazer é destruir a ADSE, que é um capital muito relevante para os funcionários públicos, para quem toda a vida aderiu a este sistema”.

A José de Mello Saúde formalizou na segunda-feira a suspensão da convenção com a ADSE para prestação e cuidados de saúde aos seus beneficiários em toda a rede CUF, podendo evoluir para denúncia definitiva da convenção.

De acordo com uma nota interna da José Mello Saúde (JML), assinada pelo presidente Salvador Mello e a que o jornal Expresso teve acesso, a suspensão da convenção com a ADSE tem efeitos a partir do dia 12 de abril.

“Neste momento o que nós sabemos é que há um conjunto de situações graves que se vêm arrastando, de o Estado não pagar aos prestadores de serviços que têm acordo com a própria ADSE, e portanto, lamentamos mas entendemos que o Governo também nesta área tem estado particularmente mal e está a destruir a saúde dos portugueses”, apontou.

Hoje, Cristas referiu que se assiste às “coberturas a serem cortadas no caso do regime livre”, e aos “privados a abandonarem porque o Governo não cumpre com a sua parte”.

A centrista manifestou, também, preocupação com esta questão, apontando que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) “já não tem, neste momento, capacidade em muitos casos para prestar serviços de qualidade”.

“Obviamente que, se as pessoas que hoje têm outros sistemas complementares e que ajudam a tirar pressão sobre o SNS, deixarem de ter esses sistemas, com certeza que o SNS vai ter mais incapacidade de dar uma resposta de qualidade a todos os cidadãos”, vincou, acrescentando querer “saúde de qualidade para todos, independentemente da carteira, independentemente da morada, independentemente da idade e independentemente do prestador de serviços”.

Assunção Cristas considerou que atualmente, “a ADSE é totalmente paga pelos seus beneficiários, o Estado não põe dinheiro na ADSE e, portanto, também não deve ter a liberdade de fazer aquilo que está a fazer”.

“Seja no SNS, seja no funcionamento da ADSE, a verdade é que os cidadãos portugueses neste momento estão pior do que aquilo que estavam há uns anos atrás, e o que se vê e o que aparece no parlamento na área da saúde não nos leva a ficarmos otimistas, pelo contrário, por isso também o CDS tem trazido muitos aspetos para cima da mesa”, referiu.

Cristas aproveitou ainda para defender que a ADSE deveria ser “aberta a todos os portugueses que a ela quisesse aderir, que para ela quisessem descontar, com certeza depois tendo também os correspondentes benefícios”, e não apenas acessível aos funcionários públicos.

 

História CDS

user4_pic

Conheça a história do Grupo parlamentar do CDS.

Parlamento Direto

bancada copy

Videos do Plenário, comissões e outras intervenções.

Iniciativas CDS

1 reuniao gp

Projetos de Lei e Projetos de Resolução apresentados pelo Grupo Parlamentar.

Deputados CDS

News image

Assunção Cristas

Círculo Eleitoral Leiria Presidente do CDS-PP

News image

Nuno Magalhães

Círculo Eleitoral Setúbal Presidente do Grupo Parlamentar Vice-Pres...

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto Vice-Presidente do Grupo Parlamentar Vic...

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga Vice-Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Hélder Amaral

Círculo Eleitoral Viseu Vice-Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Teresa Caeiro

Círculo Eleitoral Faro Vice-Presidente da Assembleia da República

News image

António Carlos Monteiro

Círculo Eleitoral Aveiro Secretário da Mesa da Assembleia da Repúblic...

News image

Álvaro Castello-Branco

Círculo Eleitoral Porto

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Filipe Anacoreta Correia

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Ilda Araújo Novo

Círculo Eleitoral Viana do Castelo

News image

Isabel Galriça Neto

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Gonçalves Pereira

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro

News image

João Rebelo

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Patrícia Fonseca

Círculo Eleitoral Santarém

News image

Pedro Mota Soares

Círculo Eleitoral Porto

News image

Vânia Dias da Silva

Círculo Eleitoral Braga