CDS confronta ministra com crítica internacional aos Museus e Monumentos de Lisboa
Sábado, 11 Maio 2019 13:24    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

claustro jeronimosVânia Dias da Silva, Teresa Caeiro, João Pinho de Almeida, Ana Rita Bessa, João Rebelo, Isabel Galriça Neto, Filipe Anacoreta Correia e João Gonçalves Pereira questionaram a Ministra da Cultura a propósito de uma crítica internacional aos Museus e Monumentos de Lisboa publicada no jornal espanhol El País.

Os deputados do CDS-PP querem saber se a Ministra conhece o artigo em causa, se o que se retrata corresponde à verdade, se a Ministra confirma a perda de mais de meio milhão de visitantes nos Museus e Monumentos nacionais, e, nomeadamente, nos de Lisboa? E confirma os dados avançados pelo jornal, designadamente os relativos aos Museus Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, de Etnologia, de Arte Antiga e de Teatro e Dança e, ainda, sendo tudo isto verdade, e partindo do princípio de que as críticas servem sempre para se procurar melhorar o que não está bem, que medidas está a tutela a tomar para colmatar as falhas apontadas, e outras eventualmente não referidas.

Com o título «Los turistas llenan Lisboa, pero huyen de sus museos» [Os turistas enchem Lisboa, mas fogem dos seus museus], o jornal El País publica um artigo onde dá conta de que, em Lisboa, «el turismo crece un 11% en dos años, pero las visitas culturales han caído un 12%» [o turismo cresceu 11% em dois anos, mas as visitas culturais caíram 12%].

Referindo que Lisboa é das poucas capitais europeias onde não se formam longas filas para visitar alguns dos monumentos mais importantes da história do país, a verdade é que, de acordo com dados da Direção Geral do Património Cultural, em 2018, os museus, monumentos e palácios portugueses perderam mais de meio milhão de visitantes, o que corresponde a uma queda de cerca de 12%.

O texto publicado no jornal espanhol é arrasador para a gestão de museus nacionais. Desde logo porque refere, e citamos, que «os responsáveis pelo património português não estão a saber fazer o seu trabalho».

A notícia dá conta de que em relação a 2017, o Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado perdeu cerca de 37,7% do seu público, o de Etnologia perdeu 36,6% e o de Arte Antiga perdeu 27,6%, o Museu de Teatro e Dança recebe agora menos de metade das visitas do que aquelas que foram registadas em 2014 e, acrescenta-se que, o «caso mais desastroso é o Museu Nacional dos Coches que, atualmente, tem a mesma quantidade de afluência do que em 2015», considerando mesmo tratar-se de «uma vergonha nacional».

O texto prossegue dando “uma no cravo outra na ferradura”, destacando como positivo o Museu Nacional do Azulejo, cuja afluência de público aumentou em 13,4%, mas referindo que o aumento de visitas ao Museu de Arte Popular é uma falácia já que este esteve encerrado na maior parte de 2017 e que o crescimento da afluência no Museu de Arqueologia se deve apenas ao facto de ali se venderem os bilhetes para o Mosteiro dos Jerónimos.

Finalmente, o jornal espanhol enumera algumas das que considera serem as causas para este desaire dos museus de Lisboa, umas justificáveis (obras e questões de segurança), outras por erros (eliminação da venda online de bilhetes), ou ainda por serem geridos por pessoas «sem imaginação» e incapazes de dinamizar o que têm em mãos.

O facto de Portugal ter tido três ministros da Cultura numa só legislatura também não ajuda, de acordo com o artigo publicado.

Sendo o turismo essencial à economia nacional, o CDS-PP considera que as críticas internacionais negativas são sempre prejudiciais, mas, ao mesmo tempo, são fundamentais para que se melhore o que está mal.

 

História CDS

user4_pic

Conheça a história do Grupo parlamentar do CDS.

Parlamento Direto

bancada copy

Videos do Plenário, comissões e outras intervenções.

Iniciativas CDS

1 reuniao gp

Projetos de Lei e Projetos de Resolução apresentados pelo Grupo Parlamentar.

Deputados CDS

News image

Assunção Cristas

Círculo Eleitoral Leiria Presidente do CDS-PP

News image

Nuno Magalhães

Círculo Eleitoral Setúbal Presidente do Grupo Parlamentar Vice-Pres...

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto Vice-Presidente do Grupo Parlamentar Vic...

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga Vice-Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Hélder Amaral

Círculo Eleitoral Viseu Vice-Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Teresa Caeiro

Círculo Eleitoral Faro Vice-Presidente da Assembleia da República

News image

António Carlos Monteiro

Círculo Eleitoral Aveiro Secretário da Mesa da Assembleia da Repúblic...

News image

Álvaro Castello-Branco

Círculo Eleitoral Porto

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Filipe Anacoreta Correia

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Ilda Araújo Novo

Círculo Eleitoral Viana do Castelo

News image

Isabel Galriça Neto

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Gonçalves Pereira

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro

News image

João Rebelo

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Patrícia Fonseca

Círculo Eleitoral Santarém

News image

Pedro Mota Soares

Círculo Eleitoral Porto

News image

Vânia Dias da Silva

Círculo Eleitoral Braga