CDS questiona ANACOM sobre qualidade do serviço dos CTT em Albergaria-a-Velha
Quarta, 05 Junho 2019 00:00    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

cttOs deputados do CDS-PP António Carlos Monteiro, João Pinho de Almeida e Hélder Amaral querem saber se a ANACOM tem conhecimento de queixas de falhas do serviço postal em Albergaria-a-Velha, e se sim, quantas e desde quando, e ainda que processos de supervisão da garantia do serviço postal universal estão neste momento em curso e se algum deles incide especificamente sobre o concelho de Albergaria-a-Velha.

Chegou ao conhecimento do Grupo Parlamentar do CDS-PP a existência de problemas no serviço de distribuição postal em Albergaria-a-Velha.

As queixas prendem-se, nomeadamente, com entregas fora do tempo, nalguns casos com semanas de atraso, ou não entregas de todo, cartas regularmente depositadas em caixas que não são as do destinatário e cartas que são depositadas em caixas de prédios diferentes do indicado na correspondência.

O serviço postal universal deve ter qualidade, nomeadamente no que se refere a prazos de entrega, regularidade e fiabilidade do serviço em todo o território nacional, de modo a satisfazer as necessidades de comunicação da população e das atividades económicas e sociais.

É, portanto, inegável a importância de um serviço postal fiável e eficaz. Atrasos no cumprimento dos prazos e erros na entrega, podem causar graves transtornos e até prejudicar de forma irreversível os destinatários da correspondência afetada, particularmente no interior do país, ou em localidades mais afastadas dos centros grandes urbanos, pela grande ligação que o serviço postal tem à vida quotidiana das populações, colmatando, muitas vezes, o isolamento.

A ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações publicou a 13 de fevereiro de 2019, informação sobre as reclamações relativas ao sector das comunicações, obtidas via livro de reclamações e por reclamações diretas ao regulador.

Esses dados indicavam que as reclamações sobre o setor postal aumentaram 43,3% em 2018, passando de 16 mil em 2017 para 22,9 mil em 2018 (mais 6,9 mil reclamações).

 

Deputados CDS

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Assunção Cristas

Círculo Eleitoral Lisboa Presidente do CDS-PP

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga