CDS apresenta Voto de Pesar pela morte de Manuel de Almeida Cambra, no Parlamento
Quinta, 27 Junho 2019 00:00    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


manuel cambraO Grupo Parlamentar do CDS-PP apresentou no Parlamento um Voto de Pesar pela morte de Manuel de Almeida Cambra, cujos dois primeiros subscritores são os deputados do círculo de Aveiro, João Pinho de Almeida e António Carlos Monteiro, respetivamente. O texto será votado no plenário de sexta-feira, dia 28 de junho.

Na madrugada do passado dia 24 de junho morreu Manuel de Almeida Cambra. Nascido a 8 de julho de 1929, em São João da Madeira, Manuel Cambra estava a dias de celebrar o seu 90.º aniversário.

“Homem forte e intransigente nos ideais políticos que o norteiam”, assim o define a história do município de São João da Madeira. Foi na sua terra de sempre que começou a desenvolver atividade profissional na área da construção civil. Desde cedo participou na vida cívica do concelho e na sua atividade associativa, tendo sido Presidente da Associação Desportiva Sanjoanense, entre 1965 e 1971.

Em 1984 foi eleito Presidente da Câmara Municipal de São João da Madeira, pelo CDS, seu partido de sempre. Liderou o município até 2001, deixando uma obra notável. A sua presidência fica marcada pelo extraordinário desenvolvimento do concelho. Das vias de comunicação à habitação social; dos equipamentos escolares aos equipamentos culturais; das infraestruturas desportivas à inovadora zona pedonal do centro da cidade. Muitas vezes polémico, nunca deixou de concretizar os projetos que entendida vitais para a modernização do concelho, sendo muitas vezes reconhecido mais tarde por aqueles que o haviam criticado. A sua visão inovadora esteve sempre aliada a uma enorme coragem.

Manuel Cambra foi Deputado à Assembleia da República nas VI e IX Legislatura, eleito pelo CDS no círculo de Aveiro. Entre 2002 e 2005 foi membro das Comissões de Poder Local, de Obras Públicas e de Análise e Fiscalização do Euro 2004, merecendo como parlamentar o respeito que já tinha como autarca.

Homem de princípios e convicções profundas, manteve-se sempre leal ao seu CDS, resistindo orgulhosamente a apelos e seduções para que seguisse outros caminhos.

O luto municipal decretado pela autarquia e a presença massiva dos sanjoanenses na sua última homenagem são a prova de que Manuel Cambra ficará para sempre na memória da cidade e da sua gente, mas também que essa memória extravasa largamente os limites do concelho.

A Assembleia da República, reunida em sessão plenária, presta a sua homenagem a Manuel de Almeida Câmara e apresenta os sentimentos à sua família, à autarquia de São João da Madeira e ao CDS-PP

Actualizado em ( Quarta, 31 Julho 2019 07:54 )
 

Deputados CDS

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Assunção Cristas

Círculo Eleitoral Lisboa Presidente do CDS-PP

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga