CDS-PP quer obras e pavilhão desportivo na EBS Francisco Simões, no Laranjeiro
Quarta, 26 Junho 2019 00:00    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

escola francisco simoesAtravés de um Projeto de Resolução que hoje deu entrada no Parlamento, e cujo primeiro subscritor é o deputado Nuno Magalhães, o CDS-PP quer que a Assembleia da República recomende ao Governo que diligencie no sentido da realização de obras de requalificação na Escola Básica e Secundária Francisco Simões, no Laranjeiro, partilhando com a comunidade escolar os termos e calendário, e garantindo a verba necessária à sua concretização, e, também, proceda ao lançamento de concurso público para a construção de um pavilhão desportivo que sirva os alunos desta comunidade educativa.

A Escola Básica e Secundária Francisco Simões, no Laranjeiro, precisa de obras de requalificação e de um pavilhão desportivo que permita aos alunos frequentar as aulas de educação física em condições adequadas.

Os alunos são obrigados a frequentar as aulas de educação física em espaço exterior quando o tempo o permite, ou numa sala adaptada para o efeito, sem as necessárias condições para a prática desportiva. Muitas vezes as aulas práticas são substituídas por aulas teóricas, o que contraria boa parte da mais valia da disciplina.

Também as equipas do Desporto Escolar estão prejudicadas sem o pavilhão: para além das aulas, também os treinos ou são no exterior ou não acontecem; quando há treinos à chuva, no dia seguinte há vários estudantes doentes.

De realçar que esta é a única escola do concelho de Almada que disponibiliza o Curso Profissional de Técnico de Desporto, mas que não tem pavilhão desportivo.

Este estabelecimento de ensino, que nunca beneficiou de obras de fundo desde que foi construído nos anos 80, precisa de reparações urgentes quanto: à vedação, atualmente bastante danificada; ao betão que está deteriorado, com ferros à vista, receando-se a queda da estrutura; às instalações sanitárias e pavimentos, assim como as canalizações. São frequentes as fugas de água que levam ao corte do fornecimento, afetando o dia-a-dia dos alunos do básico e do secundário, assim como o das crianças que, a partir dos 3 anos, frequentam o pré-escolar.  

 

Deputados CDS

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Assunção Cristas

Círculo Eleitoral Lisboa Presidente do CDS-PP

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga