CDS quer que Governo requalifique e remova amianto da EB 2,3 da Alembrança
Quarta, 03 Julho 2019 08:32    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

escola alembrancaNum Projeto de Resolução, cujo primeiro subscritor é o deputado Nuno Magalhães, o CDS-PP recomenda ao Governo que:

  1. Proceda à elaboração de um plano de intervenção com vista à urgente reabilitação e requalificação das instalações da Escola Básica de 2.º e 3.º Ciclos da Alembrança, partilhando com a escola, e demais comunidade educativa, os seus termos e calendário.
  2. Proceda à rápida remoção de todo o material contendo amianto, de modo a salvaguardar a saúde de alunos, professores e funcionários.

A Escola Básica de 2.º e 3.º Ciclos da Alembrança, concelho de Almada, precisa de uma intervenção urgente que responda aos problemas que afetam o estabelecimento de ensino, criado há mais de trinta anos, que, para além das originais coberturas em fibrocimento, apresenta deficiências estruturais e tem o edificado degradado, pondo em causa a segurança da comunidade escolar. 

Sediada na União das Freguesias de Laranjeiro e Feijó, esta escola do distrito de Setúbal tem tido apenas pequenas obras de manutenção, insuficientes para resolver os problemas que afetam os cerca de seiscentos alunos que a frequentam. Desde que começou a receber alunos, em 1984, nunca beneficiou de qualquer intervenção profunda que visasse a sua requalificação.

Para além da necessidade urgente de remoção de todo o amianto existente nas coberturas – até agora apenas foram retiradas as placas de fibrocimento dos telheiros -, a Escola Básica de 2.º e 3.ª Ciclos da Alembrança precisa de intervenção ao nível das redes de infraestruturas e da conservação do edificado, como, por exemplo, o avançado estado de degradação do pavimento exterior, que põe em perigo os alunos que a frequentam.

As caixilharias estão velhas e obsoletas, algumas não fecham, impedindo a manutenção de uma temperatura adequada à aprendizagem dos alunos. Por outro lado, a falta de bons acessos para alunos com mobilidade reduzida condiciona os movimentos no interior da escola (referência para alunos cegos e com baixa visão), cujo mobiliário está gasto e em más condições. 

 

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