CDS quer saber o que é que o Governo vai fazer para manter o Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão
Quarta, 17 Julho 2019 09:04    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

centro vitivinicola daoNuma pergunta enviada ao Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, os deputados do CDS-PP Hélder Amaral, Patrícia Fonseca e Ilda Araújo Novo querem saber se vai ou não haver vindimas nas vinhas do Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão e qual é a solução – em termos de meios humanos, técnicos e financeiros – que o Governo tem para evitar o fim do Centro e proteger um património fundamental para a região.

Em 6 de setembro de 2018, os mesmos deputados questionaram o Ministro sobre o mesmo tema, querendo, então, saber se a tutela confirmava que não haveria vindima, em 2018, nas vinhas do Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão e, em caso afirmativo, se tal situação se devia à falta de recursos ou constrangimentos orçamentais.

Os deputados questionavam ainda se o Governo pensava reforçar os recursos humanos e materiais do Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão numa clara aposta na conservação do património vitivinícola da região.

Na resposta recebida a 27 de setembro de 2018, o Gabinete do Senhor Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural dizia que, e citamos:

- «A vindima das vinhas do Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão será, como habitualmente, efetuada, em função, naturalmente das condições de maturação das uvas»;

- «Os recursos humanos atualmente existentes na CEVD são idênticos aos que existiam na vigência do Governo anterior e garantem o funcionamento das atividades do Centro».

Chegou ao conhecimento do Grupo Parlamentar do CDS-PP que, mais uma vez, este ano, não há vindima nas vinhas do Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão.

Quatro anos depois da “vigência do Governo anterior”, é notório o desprezo a que o atual Governo está a votar este baluarte da região, podendo vir a levar à sua morte, caso não sejam tomadas medidas imediatas.

Com a sua morte, perde-se também a grande enciclopédia do Dão.

 

Deputados CDS

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Assunção Cristas

Círculo Eleitoral Lisboa Presidente do CDS-PP

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga