CDS quer esclarecimentos urgentes da Ministra sobre falta de Pediatras no Hospital de Portimão
Sexta, 12 Julho 2019 00:00    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

hospital de portimaoOs deputados do CDS-PP João Rebelo, Teresa Caeiro e Isabel Galriça Neto querem esclarecimentos urgentes sobre a falta de Pediatras no Hospital de Portimão.

Na pergunta enviada hoje à Ministra da Saúde, os deputados do CDS-PP questionam se estão ou não abertas duas vagas para Pediatras no Centro Hospitalar Universitário do Algarve, se está ou não a ser considerada a possibilidade de recorrer a empresas de prestação de serviços médicos para resolver, no imediato, a falta de especialistas no Algarve, que medidas foram já, e estão a ser, tomadas neste sentido e que medidas estão a ser tomadas, no imediato, para que esta situação não se prolongue durante o verão, época em que a população na região sofre um aumento considerável.

Finalmente, os deputados do CDS-PP questionam se a Ministra da Saúde está em condições de garantir o acesso aos cuidados de saúde da população do Algarve, fixa e flutuante, com a qualidade a que têm direito.

Com o título «Hospital de Portimão pode ficar sem pediatras entre hoje e domingo», o jornal Sul Informação dá conta de que «a Pediatria do Hospital de Portimão pode ficar sem pediatras durante o fim de semana, o que obrigará à transferência de crianças e bebés para o Hospital de Faro. A situação foi confirmada, esta manhã, por Marta Temido, ministra da Saúde, que visitou a unidade hospitalar».

Segundo a Senhora Ministra da Saúde, a tutela tem «dificuldades no preenchimento das escalas esta sexta-feira, sábado e domingo. Se se confirmarem essas dificuldades, se ficarmos sem especialista de pediatria no hospital, estão organizados os meios para que os doentes sejam encaminhados para o Hospital de Faro, a partir de hoje, ao final do dia».

Referindo também que «ainda estão a ser realizados contactos hoje que podem garantir que isso não é necessário», ressalva, no entanto, que «poderá haver é um encaminhamento de doentes que deem aqui entrada de novo através da urgência e poderá haver a necessidade de transportar, para Faro, meninos da Neonatologia».

O Grupo Parlamentar do CDS-PP tem vindo insistentemente a confrontar e questionar a tutela sobre a falta de profissionais nas unidades de saúde do Algarve, de várias especialidades, incluindo a Pediatria.

Aliás, nas últimas semanas o GP CDS-PP dirigiu à Senhora Ministra da Saúde várias questões sobre a falta de Pediatras nas maternidades do CHUA, às quais ainda aguarda resposta.

O CDS-PP reitera que encara com muita preocupação estes factos, bem como a grave situação que, de uma forma geral, se vive na saúde na região do Algarve, considerando ser absolutamente necessário e prioritário assegurar tanto o acesso à saúde, como a qualidade da prestação de cuidados de saúde à população, o que, neste caso, claramente, continua a não acontecer.

E entende, uma vez mais, ser de extrema urgência obter esclarecimentos por parte da Senhora Ministra da Saúde.

 

Deputados CDS

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Assunção Cristas

Círculo Eleitoral Lisboa Presidente do CDS-PP

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga