CDS quer que portugueses cumpram o seu "projeto de felicidade" e propõe baixar IRS para famílias
Terça, 09 Julho 2019 11:35    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

adolfo mesquita nunes copyO coordenador do programa eleitoral do CDS-PP, Adolfo Mesquita Nunes, adiantou esta terça-feira, em entrevista à Renascença, que o partido pretende alterar os escalões de IRS para beneficiar as famílias com crianças a cargo.

Mesquita Nunes argumenta que uma política “inteligente” passa por haver um “fomento da natalidade” e que, para tal, é necessário “ter em conta o número de crianças no agregado familiar” na hora de apresentar o IRS.

Questionado sobre se irá haver um aumento no número de escalões de IRS, o antigo vice-presidente do CDS diz que uma das medidas será “baixar a taxa efetiva media paga pelos portugueses, que passa por, pelo menos, alterar as taxas dos escalões, criar novas deduções e isenções”.

“A grande função do Estado, ou de um Governo, é criar condições para que cada um de nós possa cumprir com o seu projeto de vida e com o seu projeto de felicidade”, resume Mesquita Nunes.

O CDS quer dar “mais espaço e mais oportunidades” aos portugueses, independentemente do contexto social em que se encontram, para que “possam trabalhar para subir na vida”.

IRC a 17% para que "pequenas empresas passem a médias e médias passem a grandes"

Outra das propostas que será apresentada pelo partido de Assunção Cristas será potenciar o crescimento das empresas para que “as pequenas empresas passem a médias e as médias passem a grandes”.

O coordenador do programa eleitoral do partido diz que não é possível captar investimento com um IRC tão alto e que “pelo CDS o IRC já estaria nos 17%”. Mesquita Nunes usar o exemplo da Irlanda: “Se a Irlanda está a competir e a ganhar com um IRC baixo, nós em vez de dizermos mal da Irlanda devíamos era estar a ter um IRC parecido com o da Irlanda.”

Nas propostas já avançadas pelo CDS, para além para além de propostas para que as empresas usem as dividas do estado para pagar impostos, o partido quer alargar a ADSE a todos os portugueses, vai ter propostas para combater as listas de espera na saúde, quer adequar a formação profissional à procura e vai propor o fim das penhoras abusivas do fisco.

 

Fonte: Renascença

 

Deputados CDS

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Assunção Cristas

Círculo Eleitoral Lisboa Presidente do CDS-PP

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga