CDS questiona Governo sobre Serviço de Urgências do Hospital de Santa Maria
Terça, 12 Novembro 2019 19:57    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

ana rita bessa ishA deputada do CDS-PP Ana Rita Bessa questionou a Ministra da Saúde sobre o Serviço de Urgências do Hospital de Santa Maria.

Na pergunta enviada, a deputada do CDS-PP questiona, nomeadamente, se a ministra confirma que 21 chefes de equipa do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, E.P.E. se recusam a assumir responsabilidades relativamente à prestação de cuidados aos utentes, por falta de condições no Serviço de Urgências do Hospital de Santa Maria tendo, inclusivamente, entregado minutas de escusa de responsabilidade, se confirma que a falta de recursos humanos, nomeadamente de médicos, está a colocar em causa a “prestação de cuidados de saúde de qualidade e com a necessária segurança” aos utentes, se confirma que as equipas escaladas para a urgência não cumprem os mínimos recomendados pelo Colégio da Especialidade de Medicina Interna, tendo em conta o período das 20h às 08h, durante a semana, e de 24h aos fins de semana e feriados, e que justificação apresenta para esta situação, no entender do CDS-PP, gravíssima.

Ana Rita Bessa quer também saber de que forma está a ministra a articular com o Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, E.P.E. a dotação de recursos humanos para assegurar a normalização do funcionamento daquele Serviço de Urgências, qual é, concretamente, o plano do Governo para solucionar rapidamente este problema, se o Governo vai autorizar a contratação dos recursos humanos em falta, e se sim, quantos serão contratados e quando, e ainda se a ministra está em condições de assegurar que a segurança dos utentes que ali recorrem e que a qualidade dos cuidados de saúde que lhes são prestados não estão, de modo algum, em causa.

Segundo notícias vindas a público, 21 chefes de equipa do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, E.P.E. recusam-se a assumir responsabilidades relativamente à prestação de cuidados aos utentes, por falta de condições no Serviço de Urgências do Hospital de Santa Maria tendo, assim, entregado minutas de escusa de responsabilidade.

Alegadamente, a falta de recursos humanos, nomeadamente de médicos, estará a colocar em causa a “prestação de cuidados de saúde de qualidade e com a necessária segurança” aos utentes.

De acordo com as mesmas notícias, estes 21 chefes de equipa alertam “para o facto de as equipas escaladas para a urgência “não cumprirem os mínimos recomendados pelo Colégio da Especialidade de Medicina Interna”, tendo em conta o período das 20h às 08h, durante a semana, e de 24h aos fins de semana e feriados”.

Ora, o Grupo Parlamentar do CDS-PP não pode deixar de ficar muito apreensivo e preocupado com este gravíssimo problema que se está a viver no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, E.P.E. e, por esse motivo, entendemos ser da maior urgência obter um cabal esclarecimento por parte da Ministra da Saúde.

Actualizado em ( Quinta, 14 Novembro 2019 19:10 )
 

Deputados CDS

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Assunção Cristas

Círculo Eleitoral Lisboa Presidente do CDS-PP

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga