CDS questiona ministra sobre ambulâncias retidas no Hospital Padre Américo por falta de macas
Terça, 19 Novembro 2019 19:36    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

ambulanciasAs deputadas do CDS-PP Cecília Meireles e Ana Rita Bessa confrontaram hoje a ministra da Saúde com notícias que dão conta da retenção de ambulâncias no Hospital Padre Américo, em Penafiel, por falta de macas naquela unidade de saúde.

Na pergunta, as deputadas do CDS-PP questionam se a ministra confirma a situação ocorrida já por duas vezes no Hospital Padre Américo, quando serão adquiridas macas para o Hospital Padre Américo, que medidas estão a ser tomadas para que esta situação não volte a verificar-se, e se a ministra pode assegurar que com a retenção de ambulâncias no serviço de urgência do Hospital Padre Américo não está em causa a prestação de socorro às populações do norte do país, nomeadamente na área de referência desta unidade de saúde.

Com o título «Ambulâncias retidas no Hospital de Penafiel por falta de macas», o Jornal de Notícias deu conta de que na tarde de segunda-feira, dia 18 de novembro, mais de 25 ambulâncias de corporações de bombeiros e delegações da Cruz Vermelha do Tâmega e Sousa ficaram retidas à porta da urgência do Hospital Padre Américo, em Penafiel, por falta de macas.

A notícia refere que houve casos em que foram precisas três horas e meia para que macas ocupadas por utentes, a aguardar por internamento ou alta, fossem libertadas, sendo que «as corporações de bombeiros lamentam esta situação já que esta retenção de meios pode colocar em causa o socorro e obriga a grande ginástica».

Esta é uma situação que já se verificou na semana passada e foi entretanto confirmada pelo Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, que inclui o Hospital Padre Américo, em Penafiel, e o Hospital de Amarante, e serve uma população superior a meio milhão de pessoas.

O Serviço de Urgência do Hospital Padre Américo é a segunda maior urgência hospitalar do norte e a quarta maior do país.

 

Deputados CDS

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Assunção Cristas

Círculo Eleitoral Lisboa Presidente do CDS-PP

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga