CDS questiona Governo sobre falta de autorização para o funcionamento da UDIC do Hospital de Guimarães
Segunda, 25 Novembro 2019 14:51    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

hospital de guimaraesNuma pergunta dirigida à ministra da Saúde, o deputado Telmo Correia quer saber qual a razão para o atraso na emissão dos pareceres necessários para o funcionamento da Unidade de Diagnóstico e Intervenção Cardiovascular do Hospital da Senhora da Oliveira de Guimarães, e se, atendendo ao tempo já decorrido, quando prevê a ministra a entrada em funcionamento daquele serviço.

A Unidade de Diagnóstico e Intervenção Cardiovascular (UDIC) do Serviço de Cardiologia do Hospital de Guimarães está pronta a funcionar desde o passado mês de outubro de 2018, mas ainda não dispõe da necessária autorização para que tal possa acontecer.

Esta Unidade teve um investimento que ascendeu a cerca de 2,5 milhões de euros e resultou de uma iniciativa de mecenas, envolvendo a Liga dos Amigos do Serviço de Cardiologia, que permitiu reunir os meios necessários para a sua efetivação.

No entanto, apesar de estar concluída há mais de um ano, ainda aguarda a autorização do Ministério da Saúde para iniciar o seu funcionamento.

Em março do corrente ano, a Sra. Ministra da Saúde referiu que a entrada em funcionamento desta Unidade de Cardiologia de Intervenção e Diagnóstico, estava dependente dos pareceres da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS) e da Administração Central dos Sistemas de Saúde (ACSS).

Este atraso tem prejudicado todos os doentes da área de influência direta daquele Hospital, que continuam a ter que se deslocar para outros hospitais, e constitui um desperdício de um recurso muito importante.

Segundo informações publicadas na imprensa, o Laboratório de Hemodinâmica do HSOG tem ainda outras vantagens, pois “pode ser usado por outras especialidades, como a cirurgia vascular, a neurorradiologia ou a radiologia de intervenção. Liberta ainda uma sala do bloco operatório central, já que as áreas da aritmologia, pacing e eletrofisiologia passariam para a UDIC.”

Actualizado em ( Terça, 26 Novembro 2019 19:48 )
 

Deputados CDS

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Assunção Cristas

Círculo Eleitoral Lisboa Presidente do CDS-PP

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga