CDS quer saber quando serão retomadas as obras na Escola Secundária João de Barros
Terça, 26 Novembro 2019 15:43    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

joao de barrosA deputada do CDS-PP Ana Rita Bessa quer saber se o ministro da Educação confirma a suspensão desde abril das obras na Escola Secundária João de Barros, em Corroios, e se essa suspensão se deve a incumprimento por parte do empreiteiro.

Ana Rita Bessa quer também saber que medidas foram, desde abril, tomadas para resolver a situação e quando serão reiniciadas as obras na Escola Secundária João de Barros.

A 16 de março de 2016, a 22 de fevereiro de 2017 e a 10 de maio de 2018, o CDS-PP questionou o Senhor Ministro da Educação sobre a requalificação da Escola Secundária João de Barros, em Corroios, Seixal.

Na última resposta, de 22 de março de 2017, o Governo dizia que o investimento para requalificação da Escola tinha sido autorizado através de duas Portarias.

Posteriormente, e conforme noticiado por vários órgãos de comunicação social, cerca de 300 pessoas, entre pais, alunos e professores, exigiram, em protesto, a conclusão das obras que duram há dez anos. Protestos esses que se mantém à data de hoje.

A ESJB tem cerca de 1.100 alunos, que têm aulas em contentores de obra e no meio de um estaleiro ao abandono.

Além das aulas em contentores, a disciplina de educação física é lecionada num edifício exterior à escola, a cerca de 600 metros, o que implica riscos e desconforto para os alunos, por exemplo, em dias de chuva, além dos custos inerentes, por se tratar de um espaço alugado.

As notícias dão conta de que efetivamente as obras recomeçaram em 2017 e tinham um prazo de 18 meses para a sua conclusão, mas que, contudo, em abril o empreiteiro suspendeu o processo, tendo retirado todo o material, por incumprimento.

O empreiteiro tinha 18 meses para fazer as três fases da obra e, alegadamente, ao fim de 20 meses nem tinha chegado a metade da primeira fase e estava a reclamar 40% do valor da obra, cerca de 3,3 milhões de euros, e uma extensão do prazo em 14 meses.

 

Deputados CDS

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Assunção Cristas

Círculo Eleitoral Lisboa Presidente do CDS-PP

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga