CDS questiona Governo sobre qualidade do ensino do Português em Macau
Sexta, 29 Novembro 2019 00:00    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

macauOs deputados do CDS-PP Telmo Correia e Ana Rita Bessa questionaram o Ministro dos Negócios Estrangeiros na sequência das afirmações do único deputado português na Assembleia Legislativa de Macau e conselheiro das comunidades portuguesas, sobre a qualidade dos tradutores e do ensino português no território.

Telmo Correia e Ana Rita Bessa querem saber se o MNE tem conhecimento destas afirmações e se é verdade que o ensino da língua portuguesa em Macau está a perder qualidade, e também que medidas tomou, e quais as que pensa tomar, o Governo português para a promoção da língua portuguesa em Macau, de modo a garantir a qualidade do seu ensino.

O único deputado português na Assembleia Legislativa de Macau e conselheiro das comunidades portuguesas na região expressou reservas sobre a qualidade dos tradutores e do ensino português no território.

À margem do congresso internacional “Macau e a Língua Portuguesa: Novas Pontes a Oriente”, promovido pelo Instituto Português do Oriente e pelo Instituto Politécnico de Macau, o conselheiro afirmou ter “algumas reservas não só quanto a alguns docentes do secundário, como universitário”.

Segundo afirmou José Pereira Coutinho, “muito recentemente, a nível da tradução, o Governo de Macau resolveu contratar tradutores do interior do continente, alegando exatamente o problema da qualidade do ensino da língua portuguesa cá em Macau”.

O conselheiro das comunidades portuguesas no território sustenta que não importam apenas os números, mas a qualidade de ensino nas escolas para que se chegue à conclusão de que “valeu a pena investir recursos humanos e financeiros para promoção da língua portuguesa em Macau”.

 

Deputados CDS

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto Presidente do Grupo Parlamentar

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Assunção Cristas

Círculo Eleitoral Lisboa Presidente do CDS-PP

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga