Cecília Meireles quer que Governo altere a Portaria n.º 86/2020 para incluir os territórios não abrangidos nos GAL
Quinta, 21 Maio 2020 15:05    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

cecilia meireles cmNuma pergunta dirigida à Ministra da Agricultura, a deputada do CDS-PP Cecília Meireles quer saber se o Governo vai alterar a Portaria n.º 86/2020 para incluir os territórios não abrangidos nos GAL.

A Portaria n.º 86/2020, de 4 de abril, estabelece um conjunto de medidas excecionais e temporárias relativas à situação epidemiológica da pandemia de COVID 19, no âmbito da operação 10.2.1.4, «Cadeias curtas e mercados locais», da ação n.º 10.2, «Implementação das estratégias», integrada na medida n.º 10, «LEADER», da área n.º 4, «Desenvolvimento local», do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) do Continente.

A referida portaria, que corresponde aos apoios excecionais devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus, determina que não vão ser abertos concursos a nível nacional para quem não está no território dos Grupos de Ação Local (GAL), tal como acontece nos apoios aos pequenos investimentos na exploração agrícola, em que existem concursos nacionais.

Ou seja, só porque não estão em nenhum GAL, milhares de agricultores estão totalmente excluídos deste apoio, mesmo que se localizem a escassos metros de uma freguesia elegível.

É incompreensível o sentido de publicar um apoio aos mercados locais e depois excluir desta forma centenas de freguesias locais.

Por isto mesmo, Cecília Meireles quer saber se a Ministra da Agricultura tem conhecimento desta situação e se é intenção do Governo proceder a uma alteração na Portaria n.º 86/2020, de 4 de abril, de modo a incluir a abertura de um concurso nacional para os territórios não abrangidos nos GAL, e se sim, quando.

 

Deputados CDS

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga Presidente do Grupo Parlamentar  

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto  

News image

João Gonçalves Pereira

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro