CDS propõe bónus para profissionais de saúde
Terça, 21 Abril 2020 00:00    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

O CDS entregou esta terça-feira, na Assembleia da República, um projecto de resolução através do qual “recomenda ao Governo que estude e pondere a atribuição de uma remuneração extraordinária, a título de reconhecimento, aos profissionais que se estão na linha da frente no combate à covid-19”.

Na exposição de motivos, os deputados centristas, justificam este complemento salarial - correpondente a um bónus - com o facto de “os profissionais de saúde, nomeadamente médicos, enfermeiros, técnicos superiores, assistentes técnicos ou assistentes operacionais”, serem, “de entre todos os portugueses, os que encabeçam este combate”, fazendo-o “de forma hercúlea, com abnegação e com muitos sacrifícios, particularmente pessoais e familiares”.

No projecto de resolução o CDS propõe ao Governo que “estude e elabore um mecanismo que permita atribuir aos profissionais, designadamente aos de saúde, que se encontram na linha da frente no combate à pandemia, uma remuneração extraordinária, ainda que simbólica, a título de prémio e reconhecimento pelo seu extraordinário desempenho, dedicação e esforço”.

Num segundo ponto do mesmo diploma, o partido aponta outra medida: “uma majoração no pagamento das horas extraordinárias” sempre que se tratar de profissionais, designadamente na área da saúde, que se encontrem na linha da frente no combate à pandemia.

Os centristas dão o exemplo de outros países, como França, Suécia ou Alemanha que tomaram decisões idênticas. “Apenas a título de exemplo, o Governo francês anunciou a semana passada que vai atribuir um prémio aos profissionais de saúde, pelo seu empenho no combate à covid-19, bem como pagamento de uma majoração no pagamento das horas extraordinárias pelos profissionais de saúde em hospital, isentos de impostos.


A Suécia e Alemanha são outros países que têm também implementado ou estão a estudar medidas de maior apoio aos profissionais de saúde”, lê-se no preâmbulo do diploma. 

 

Fonte: Publico

 

Deputados CDS

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga Presidente do Grupo Parlamentar  

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto  

News image

João Gonçalves Pereira

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro