Covid-19: CDS quer que Governo divulgue plano para acalmar surto
Sexta, 19 Junho 2020 00:00    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

ana rita bessa capital ISH 2O CDS-PP instou hoje o Governo a tornar públicas as medidas que estão planeadas para controlar a evolução da pandemia de covid-19 na região de Lisboa, considerando que este é um surto que está «fora do seu controlo».

“Estamos preocupados e entendemos que é altura de o Governo tornar público qual é o plano que tem para o controlo deste surto, que está manifestamente fora do seu controlo”, afirmou a deputada Ana Rita Bessa em declarações aos jornalistas na Assembleia da República, em Lisboa.

A deputada do CDS manifestou “preocupação com a situação objetiva e factual que se regista na Área Metropolitana de Lisboa, quanto aos novos contágios por covid-19”, uma vez que “há mais ou menos um mês que cerca de dois terços dos novos casos se têm registado consistentemente nesta região”.

“E sobre isto o Governo tem dito essencialmente três coisas, primeira é que este surto não tem que ver com o desconfinamento, a segundo é que está relacionado apenas com a maior testagem e a terceira é que está essencialmente controlado”, elencou.

De seguida, Ana Rita Bessa acusou o Governo de ter vindo a tomar “iniciativas contraditórias nesta matéria”.

“Por um lado, abre a região de Lisboa e Vale do Tejo, juntamente com todo o restante país, quando o RT, a taxa de reprodução do contágio, era maior que um, ao mesmo tempo que faz isso suspende a atividade assistencial nesta região. Ao mesmo tempo que suspende a atividade assistencial, abre os centros comerciais e, ao mesmo tempo que continuam a aumentar diariamente os novos casos, anuncia a final da Liga da Champions em Lisboa”, criticou.

Por isso, o CDS-PP endereçou hoje uma pergunta à ministra da Saúde “para saber com é que o Governo vê esta situação neste contexto” e “que medidas pensa tomar concretamente, para além da criação do gabinete de controlo regional, que essencialmente reporta os casos do ponto de vista de saúde pública”.

Na declaração que fez, a deputada Ana Rita Bessa aproveitou também para apresentar condolências à família do médico infetado com covid-19, que faleceu na quinta-feira no Hospital de São José, em Lisboa, estendendo-as “à comunidade médica”.

 

Deputados CDS

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga Presidente do Grupo Parlamentar  

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto  

News image

João Gonçalves Pereira

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro