CDS recomenda ao Governo que avance com requalificação do “Pavilhão 5” do hospital da Guarda
Quinta, 02 Julho 2020 11:08    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

pavilhao 5 guardaO CDS-PP apresentou um Projeto de Resolução na Assembleia da República que recomenda ao Governo que avance com os procedimentos necessários para a requalificação do "Pavilhão 5" do hospital da Guarda, foi hoje anunciado.

No documento, os deputados Ana Rita Bessa, João Pinho de Almeida, Telmo Correia, Cecília Meireles e João Gonçalves Pereira solicitam ao Governo que "avance com todos os procedimentos necessários para agilizar e concretizar a requalificação do ‘Pavilhão 5' do Hospital Dr. Sousa Martins, na Guarda, e ali instalar o Departamento da Saúde da Criança e da Mulher".

No edifício conhecido localmente por "Pavilhão 5", funcionou o Serviço de Urgência até à abertura do novo bloco, em 2014.

Segundo o CDS-PP, a requalificação do edifício está incluída nas obras da denominada segunda fase do Hospital Sousa Martins (HSM), "mas, apesar de existir um projeto, este encontra-se num impasse desde 2016".

A requalificação "deverá contemplar um departamento com os serviços de Pediatria, Obstetrícia, Urgências Pediátricas, Urgências Obstétricas, Neonatologia e Ginecologia, deixando assim de existir a separação estrutural entre eles, melhorando os circuitos internos a percorrer, muitas vezes desconhecidos por quem a eles recorre, e dignificando desta forma a saúde da mulher e da criança", acrescenta.

O CDS-PP lembra que o seu Grupo Parlamentar dirigiu, no dia 11 de abril de 2018, ao então ministro da Saúde, uma pergunta, questionando o Governo se tencionava concretizar a segunda fase das obras de reconversão e reconstrução do HSM e quando.

Na resposta, com data de 13 de abril de 2018, o Gabinete do ministro da Saúde afirmou que "a Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda apresentou a 31 de outubro de 2016 candidatura no âmbito do projeto "Requalificação do Edifício 5 para instalação do Departamento da Criança e da Mulher»" e que o investimento se encontrava "contemplado na 1.ª fase do Programa Operacional Regional CENTRO 2020 para os cuidados hospitalares (CENTRO-05-4842-FEDER-000034), sendo a estimativa para a intervenção de 2.460.000,00 de euros c/IVA".

"Ao processo de candidatura ficou a faltar o projeto de execução (arquitetura e especialidades) que se encontrava em fase de concurso; entretanto, com a conclusão do projeto de execução, constatou-se que a previsão para o valor de investimento seria bastante superior ao anteriormente estimado e que serviu de base à candidatura efetuada. O novo valor de investimento previsto é de 6.734.858,65 de euros. Como o valor de investimento previsto foi substancialmente alterado, tornou-se necessário instruir novamente o processo de autorização", remata a nota.

Segundo o partido, dois anos depois, a 18 de fevereiro de 2020, "a ULS da Guarda anunciou que o processo para o lançamento do concurso público para a elaboração do projeto de execução para a requalificação do Pavilhão 5 do Hospital Dr. Sousa Martins, que permitirá acolher o Departamento da Saúde da Criança e da Mulher, estava já em fase de conclusão, estando a ser ultimado o caderno de encargos e o pedido à tutela de autorização formal de investimento nacional".

 

Deputados CDS

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga Presidente do Grupo Parlamentar  

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto  

News image

João Gonçalves Pereira

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro