CDS quer saber quando serão repostos horários do transporte fluvial entre Trafaria/Porto Brandão e Belém
Quarta, 15 Julho 2020 00:00    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

joao goncalves pereiraNuma pergunta dirigida ao Ministro do Ambiente e Ação Climática, o deputado do CDS João Gonçalves Pereira quer saber por que motivos não foram repostos na íntegra os horários das ligações fluviais entre Trafaria/Porto Brandão, em Almada, e Belém, em Lisboa, considerando que todos os restantes horários, em concreto na carreira Cacilhas/Cais do Sodré , foram repostos na sua totalidade?.

João Gonçalves Pereira questiona também se o ministro considera ou não que a longa interrupção das ligações em apreço, entre as 10h00 e as 17h00, prejudica o direito e o normal acesso das populações à mobilidade e à acessibilidade aos transportes públicos com qualidade e, finalmente, questiona para quando a reposição dos horários na íntegra.

A utilização do transporte fluvial como movimento pendular entre as duas margens do rio Tejo é mais saudável ao ambiente, evitando um maior fluxo de transporte rodoviário individual nomeadamente na ponte 25 de Abril, que todos os dias regista uma enorme concentração de gases poluentes em consequência das centenas de milhares de veículos que atravessam a infraestrutura.

A ligação fluvial entre os concelhos de Almada e Lisboa tem cinco pontos de embarque – Cacilhas, Trafaria, Porto Brandão (margem sul) e Cais do Sodré e Belém (margem norte) –, e é diariamente utilizada por milhares de utentes.

Em resultado da pandemia provocada pela Covid-19, o transporte fluvial entre Almada e Lisboa ficou condicionado e o seu horário reduzido, fruto do confinamento obrigatório que levou à diminuição considerável de passageiros na Transtejo.

Com o fim do confinamento e com o retomar do fluxo de utentes, a operadora retomou os horários e as ligações antes suprimidas.

No entanto, os horários entre a Trafaria/Porto Brandão e Belém continuam reduzidos, causando transtornos diários às populações, que já manifestaram publicamente o seu descontentamento, uma vez que entre as 10h00 e as 17h00 o serviço de transporte fluvial está interrompido.

Nas restantes ligações a Transtejo repôs os horários, originando uma discriminação entre utentes no que diz respeito ao acesso ao transporte público fluvial e a uma eficaz mobilidade.

Este constrangimento leva a que os utentes tenham obrigatoriamente de optar por alternativas mais morosas e mais dispendiosas, incluindo a utilização do transporte individual, em contradição com o aconselhamento de novos padrões e novos hábitos de proteção do meio ambiente e de incentivo ao transporte público.

 

Deputados CDS

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga Presidente do Grupo Parlamentar  

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto  

News image

João Gonçalves Pereira

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro