Declaração de Voto sobre Estatuto do Antigo Combatente
Sexta, 24 Julho 2020 00:00    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
  • joao goncalves pereira 2A aprovação do Estatuto do Antigo Combatente não é um favor que a Assembleia e o país fazem a antigos combatentes, mas sim o reconhecimento tardio, mas devido e merecido, para quem honrou a pátria, serviu a bandeira e glorificou o nome de Portugal.
  • Foi um reconhecimento tardio, porque, não obstante as já várias décadas de atraso, há que registar o atraso inaceitável de 1 ano, pois há precisamente 1 ano este Estatuto já podia ser uma realidade, não fosse o Governo, à última hora, retirar a sua iniciativa, impedindo que ainda em 2019 esta justiça fosse feita.
  • Muito nos custou não ter sido possível aprovar no final da Legislatura passada este Estatuto, e por isso o CDS fez questão que o primeiro Projeto de Lei que desse entrada nesta legislatura fosse o Estatuto do Antigo Combatente, e assim o fez no dia 30 de outubro de 2019.
  • Fomos o primeiro partido a trazer este assunto ao Parlamento nesta legislatura e muito nos satisfaz que quer o PAN, quer o PCP, quer o Governo, quer o BE e quer o PSD, se tenham juntado ao CDS e tenham também entregue iniciativas legislativas e que tenha sido possível terminarmos esta sessão com a aprovação do Estatuto do Antigo Combatente.
  • Mas esta aprovação não pode ser vista como um fim, pois muito mais há a fazer pelos Antigos Combatentes e o CDS saberá sempre estar ao seu lado, como sempre esteve, nomeadamente quando ocupou a pasta da Defesa por intermédio do saudoso e memorável Ministro Paulo Portas.
  • Os Antigos Combatentes podem contar sempre connosco, pois entendemos que é um dever do País defender e prestar a merecida atenção para quem arriscou a vida em prol de um só valor e de um só interesse, que tinha um só nome, Portugal.

 

Deputados CDS

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga Presidente do Grupo Parlamentar  

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto  

News image

João Gonçalves Pereira

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro