CDS questiona atraso na apresentação de cronograma para reforçar cuidados paliativos
Sábado, 01 Agosto 2020 00:00    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

paliativos adultoO CDS-PP questionou o Governo sobre o atraso para a apresentação de um cronograma para a concretização das medidas relativas ao reforço dos Cuidados Paliativos previstas no Orçamento do Estado (OE) para 2020.

Na pergunta entregue na Assembleia da República, e assinada pela deputada Ana Rita Bessa, o CDS-PP lembra que o Governo deveria apresentar até 31 de julho um cronograma onde identifica prazos e montantes para a concretização das medidas para o reforço dos cuidados paliativos.

A deputada do CDS-PP quer saber qual a justificação da ministra da Saúde, Marta Temido, para o facto de o referido cronograma ainda não ter sido apresentado, conforme determinado na Lei, e quando será o mesmo apresentado.

O artigo referente ao reforço dos cuidados paliativos incluído no OE 2020 inclui um ponto, por proposta do CDS-PP, que determina que seja apresentado até ao final do mês de julho um cronograma com prazos e montantes para a concretização das medidas previstas pelo Governo.

"Esta proposta do CDS-PP que foi aprovada prende-se com facto de a área dos Cuidados Paliativos, cuja cobertura universal está longe de estar alcançada, ser relevante para minimizar o impacto da pandemia de Covid-19", lê-se no texto da pergunta.

Os centristas defendem, por isso, a necessidade de aumentar o número de camas e de equipas de Cuidados Paliativos (hospitalares e domiciliárias), para dar resposta adequada e atempada também aos "doentes Covid" que venham a precisar destes cuidados especializados.

O CDS-PP entende ainda ser "da maior pertinência e urgência" que o Governo tome medidas "concretas e eficazes" para assegurar o acesso a Cuidados Paliativos a todos os doentes que deles necessitam.

O OE 2020 prevê o reforço da rede de cuidados paliativos, em todos os níveis de cuidados de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS), através da criação de equipas de suporte intra-hospitalares e domiciliárias e unidades especializadas.

 

Deputados CDS

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga Presidente do Grupo Parlamentar  

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto  

News image

João Gonçalves Pereira

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro