CDS quer divulgação dos contributos ao Plano de Recuperação Económica de Portugal 2020-2030
Segunda, 14 Setembro 2020 10:34    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

joao goncalves pereira copyO deputado do CDS João Gonçalves Pereira quer que sejam divulgados os contributos recolhidos durante a consulta pública do Plano de Recuperação Económica de Portugal 2020-2030.

Foi tornado público pelo Governo da República que a Visão Estratégica para o Plano de Recuperação Económica de Portugal – desenhada pelo eng. António Costa Silva – terá recebido 1153 propostas de contributo no período de discussão pública a que esteve submetida, de acordo com o Secretário de Estado-adjunto do Primeiro-Ministro, "em elevada participação, quer de instituições quer de cidadãos anónimos em relação ao plano".

Por outro lado, sabendo que estão agendadas as apresentações da versão inicial do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), bem como a versão atualizada da Visão Estratégica de Costa e Silva, para dia 15 de setembro, e tendo em consideração o compromisso de transparência e escrutínio que o período de recuperação da crise económica e social exigirá de todas as instituições nele envolvidas – particularmente, o Governo –, o Grupo Parlamentar do CDS-PP à Assembleia da República toma como pertinente questionar os membros do Governo acerca das origens e impactos dessas propostas.

Assim, João Gonçalves Pereira quer saber quantos dos 1153 contributos recolhidos na já referida consulta pública foram aproveitados e integrados no denominado Plano Costa Silva e que entidades ou membros do Governo estiveram envolvidos nesse processo de triagem das propostas recolhidas na consulta pública.

Tratando o Plano de dinheiro do Estado e dos contribuintes portugueses, e sendo a transparência indispensável, o deputado do CDS questiona se o Governo procedeu a algum tipo de diligência junto das instituições que enviaram propostas aquando da consulta pública, deste modo salvaguardando a inexistência de quaisquer conflitos de interesse.

Por último, questiona se o Governo planeia tornar públicas as 1153 propostas recolhidas, se sim, quando e publicado onde, e se não, porquê.

 

Deputados CDS

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga Presidente do Grupo Parlamentar  

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto  

News image

João Gonçalves Pereira

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro