CDS congratula-se com retoma dos rastreios do cancro da mama no norte
Quinta, 24 Setembro 2020 14:07    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Liga-RastreioO CDS congratula-se com a retoma dos rastreios do cancro da mama na região norte.

A 6 de agosto, os deputados do CDS-PP questionaram a Ministra da Saúde no sentido de saber: 1) Qual a justificação para o atraso na formalização do acordo entre a Administração Regional de Saúde do Norte e Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte, e 2) Quando recomeçarão os rastreios nesta região?. Até hoje não tiveram resposta.

A 10 de setembro reiteraram as perguntas feitas à responsável pela pasta da saúde, questionando: 1) Confirma V. Exa que a justificação para o atraso na formalização do acordo entre a Administração Regional de Saúde do Norte e Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte é ‘apenas’ a aprovação do orçamento em Conselho de Ministros?, 2) Se sim, qual o motivo para que a aprovação, numa matéria tão importante, ainda não tenha sido dada, e 3) Quando recomeçarão os rastreios nesta região?. Até hoje não tiveram resposta.

Hoje, a comunicação social dá conta que o Governo publicou esta quinta-feira em Diário da República a resolução que permite retomar o rastreio do cancro da mama na região Norte que estava suspenso desde março -> https://bit.ly/2RWPFpS

Só através do Núcleo Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro, ao longo dos últimos 20 anos, foi possível diminuir até 25% a taxa de mortalidade do cancro da mama.

Nunca é demais lembrar que a deteção precoce do cancro da mama é fundamental para que o tratamento tenha sucesso. Daí a importância dos rastreios, que até 2018 permitiram encaminhar para tratamento 19 mil mulheres.

Sem rastreios desde março, os profissionais não têm muitas dúvidas de que as mortes por cancro da mama vão aumentar e que esta repercussão vai ser visível nos próximos anos.

Actualizado em ( Quinta, 24 Setembro 2020 14:30 )
 

Deputados CDS

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga Presidente do Grupo Parlamentar  

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto  

News image

João Gonçalves Pereira

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro