Aprovado voto de congratulação pela assinatura, na Casa Branca, dos Acordos de Paz entre Israel, os Emiratos Árabes Unidos e o Bahrein
Sexta, 16 Outubro 2020 09:51    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

telmo correia folha pqO Voto de Congratulação pela assinatura, na Casa Branca, dos Acordos de Paz entre Israel, os Emiratos Árabes Unidos e o Bahrein, apresentado pelo Grupo Parlamentar do CDS, foi aprovado com os votos a favor do CDS e PSD, abstenção do PCP e votos contra do PCP e BE.

No passado dia 15 de setembro, teve lugar, na Casa Branca, sob a mediação da Administração Norte Americana, a assinatura de Acordos de Paz entre Israel e os Emiratos Árabes unidos e entre Israel e o Bahrein.

Desde os Acordos de Paz celebrados entre o Egito e Israel, em 1979, e entre a Jordânia e Israel, em 1994, estes são os primeiros países a reconciliar-se com o Estado de Israel.

O Presidente de Israel descreveu este dia como "um momento histórico", declarando que a assinatura destes acordos pode "colocar um fim ao conflito israelo-árabe de uma vez por todas”, já o Ministro das Relações Exteriores dos Emirados Árabes Unidos saudou Benjamim Netanyahu “por ter escolhido a paz e por ter cancelado a anexação dos territórios palestinos”, descrevendo este dia como “uma mudança no coração do Oriente Médio”.

Estes acordos representam um sinal de esperança e devem servir de exemplo para futuros acordos a celebrar com outros países, como poderá ser os casos de Omã, do Sudão, de Marrocos, ou da Arábia Saudita.

Neste sentido, o CDS entende que o Parlamento português deve manifestar o seu regozijo com a assinatura destes acordos, que são decisivos para a promoção da paz mundial.

Pelo exposto, a Assembleia da República decide congratular-se com a assinatura, no dia 15 de setembro de Acordos de Paz entre Israel e os Emiratos Árabes Unidos e o Bahrein, reconhecendo a importância do mesmo para a manutenção e promoção da paz mundial.

 

Deputados CDS

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga Presidente do Grupo Parlamentar  

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto  

News image

João Gonçalves Pereira

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro