CDS quer que Governo requalifique a Escola Secundária de Póvoa de Lanhoso
Segunda, 02 Novembro 2020 14:54    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

escola secundaria povoa de lanhosoAtravés de um projeto de resolução, cujo primeiro subscritor é o deputado Telmo Correia, o Grupo Parlamentar do CDS quer que o Governo que cumpra a Resolução da Assembleia da República n.º 257/2018, procedendo à requalificação da Escola Secundária de Póvoa de Lanhoso, de modo a criar as condições indispensáveis à concretização do direito à educação e a garantir instalações com adequadas condições de trabalho, conforto e dignidade a toda a comunidade escolar, e também que assegure a participação de todos os membros da comunidade escolar na definição e na monitorização da execução dos projetos.

A Assembleia da República aprovou, a 18 de julho de 2018, uma recomendação ao Governo para que procedesse à requalificação da Escola Secundária de Póvoa de Lanhoso, de modo a criar as condições indispensáveis à concretização do direito à educação e a garantir instalações com adequadas condições de trabalho, conforto e dignidade a toda a comunidade escolar. Passados mais de dois anos, esta resolução do Parlamento, aprovada por todos os partidos à exceção do PS, continua por cumprir.

Constituída por seis pavilhões, a Escola Secundária de Póvoa de Lanhoso não teve qualquer obra de fundo nos últimos quase 30 anos, encontrando-se em adiantado estado de degradação. Os blocos onde estão instaladas as salas de aula apresentam fissuras e há infiltrações um pouco por todo o edificado.

Os equipamentos informáticos existentes na escola estão obsoletos e o pavilhão gimnodesportivo apresenta anomalias devido ao desgastado provocado pelo tempo e pelo uso intensivo do espaço.

Este estabelecimento de ensino do distrito de Braga – sede de agrupamento desde 2011 -apresenta problemas ao nível das infraestruturas, térmicas e acústicas. As caixilharias são antigas, não permitem o isolamento, tornando os espaços muito quentes no verão e frios nos meses de inverno.

Também os laboratórios de Física, Química e Biologia precisam de materiais para as atividades letivas que são realizadas diariamente. Já há cerca de vinte anos a Inspeção-Geral de Ensino produziu um relatório muito crítico em relação aos laboratórios, afirmando que não tinham as condições necessárias para funcionamento.

A Escola Secundária de Póvoa de Lanhoso tem falta de um auditório que permita a realização de conferências ou palestras, assim como de outras atividades que possam ser realizadas pelos mais de mil alunos ali matriculados.

O CDS-PP considera urgente a requalificação da Escola Secundária de Póvoa de Lanhoso, de modo a assegurar uma educação condigna a todos os alunos desta comunidade escolar.

Actualizado em ( Segunda, 02 Novembro 2020 19:10 )
 

Deputados CDS

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga Presidente do Grupo Parlamentar  

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto  

News image

João Gonçalves Pereira

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro