Deputados do CDS questionam ministra sobre setor dos espetáculos e eventos culturais
Sábado, 14 Novembro 2020 17:13    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

espetaculos cortinaOs deputados do CDS Ana Rita Bessa, Telmo Correia, Cecília Meireles, João Gonçalves Pereira e João Pinho de Almeida questionaram a ministra da Cultura no sentido de saber se o Governo está a equacionar mecanismos de compensação extraordinários para o setor dos espetáculos e eventos culturais, por forma a minimizar o impacto das novas restrições, em consequência da declaração deste novo Estado de Emergência.

A regulamentação do Governo na sequência da declaração do novo Estado de Emergência trouxe novas limitações ao setor da Cultura, uma vez que foram impostos horários muito restritivos que, naturalmente, inviabilizam a realização de inúmeros espetáculos e eventos culturais.

De acordo com a APEFE (Associação de Promotores de Espetáculos, Festivais e Eventos), entre janeiro e outubro deste ano as quebras de receitas foram superiores a 80% estimando-se que, com estas novas restrições agora impostas, este valor aumente para os 90% até dezembro.

A APEFE afirma que inúmeras empresas do setor não irão conseguir sobreviver a este novo período de confinamento e recolhimento obrigatório, em particular com as restrições impostas aos fins-de-semana.

O CDS-PP compreende – e concorda – que é essencial salvaguardar a saúde pública e que, nesse sentido, é necessário tomar medidas para tentar controlar a propagação do COVID-19.

Da mesma forma, consideramos que é importante que o Governo reconheça o impacto que estas medidas têm nos setores afetados, como de resto o fez no que respeita ao setor da restauração.

Neste sentido, o Grupo Parlamentar do CDS-PP entende ser da maior pertinência obter um esclarecimento por parte da Ministra da Cultura.

 

Deputados CDS

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga Presidente do Grupo Parlamentar  

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto  

News image

João Gonçalves Pereira

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro