CDS quer ouvir Ministra da Justiça sobre casos de Covid-19 nas prisões portuguesas
Quarta, 25 Novembro 2020 16:19    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

telmo correia dr sicFoi conhecido recentemente o número de casos de Covid-19 nas prisões portuguesas, e a situação reveste-se de gravidade suficiente para justificar a convocação das Ministras da Justiça e da Saúde por S. Exa. o Presidente da República, a fim de se inteirar da situação real de contágio dentro das prisões.

Apesar de o Sr. Presidente da República ter recebido a garantia de que a situação está controlada, por parte das Senhoras Ministras da Justiça e da Saúde, o uso de máscaras pela população prisional continua a não ser obrigatório, por duas razões: em primeiro lugar, porque o Diretor Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) duvida da eficácia do uso de máscara por parte da população prisional; em segundo lugar, porque a DGRSP aguarda instruções da Direção-Geral de Saúde (DGS) para alterar os procedimentos.

Não compreendemos a razão pela qual a Ministra da Justiça não deu ainda uma instrução clara à DGRSP, a fim de imediatamente adotar o uso de máscara por parte dos reclusos, enquanto se espera o parecer da DGS.

Tal justifica a presença da Sr.ª Ministra da Justiça na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, no entender dos signatários, a fim de ser ouvida sobre este assunto e, ainda, sobre a gestão das infeções em meio prisional que está a ser levada a cabo pelo seu ministério, sem prejuízo de outras matérias da área da Justiça sobre as quais possa ser ouvida.

Pelo exposto, os deputados do CDS-PP solicitam à Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias que promova a audição, em futura reunião dessa Comissão, da Sr.ª Ministra da Justiça sobre as matérias acima referidas.

Actualizado em ( Quinta, 26 Novembro 2020 16:21 )
 

Deputados CDS

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga Presidente do Grupo Parlamentar  

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto  

News image

João Gonçalves Pereira

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro