Voto de saudação pelo 45.º Aniversário do 25 de novembro
Quinta, 26 Novembro 2020 17:04    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

25NovfinalVOTO DE SAUDAÇÃO N.º 408/XIV 

Pelo 45.º Aniversário do 25 de Novembro


No ano em que se assinala o 45.º aniversário do 25 de Novembro, a Assembleia da República volta a evocar simbolicamente a importância histórica da vitória do movimento democrático que garantiu que o espírito das instituições e da democracia representativa prevalecesse, reconduzindo Portugal a um curso institucional de normalidade e abrindo caminho para a democracia moderna e pluralista que hoje usufruímos.

Comemorar o 25 de Novembro, data a que a esmagadora maioria dos democratas adere, é reafirmar o compromisso desta Câmara com os princípios universais da liberdade de expressão, do pluralismo partidário e das eleições livres.

A 25 de Novembro de 1975, o povo português colocou-se do lado da liberdade contra a tentativa de substituir uma ditadura por uma outra de sinal contrário.

Conforme recordou um grupo de cidadãos, oriundo de vários setores da sociedade civil, que se uniu na promoção das comemorações dos 40 anos desta efeméride: “O 25 de Novembro não foi uma tentativa de contrariar, mas sim de repor o 25 de Abril”.

De facto, hoje como no passado, pode-se afirmar, de forma esclarecida, que o 25 de Novembro determinou a vontade do povo português em caminhar sobre os trilhos da liberdade, que o 25 de Abril anunciara.

Ocupam um lugar de destaque, nesta evocação, os Generais Ramalho Eanes e Jaime Neves, cuja coragem e determinação foram decisivas para travar o processo revolucionário; e os líderes dos partidos democráticos, PS, PSD e CDS, pelo seu compromisso inquebrantável com os valores da liberdade e da democracia. 

Pelo exposto, a Assembleia da República assinala o 45.º aniversário do 25 de Novembro como um dia histórico que repôs o curso da democratização de Portugal, ancorando-o ao modelo pluralista e democrático.

 

Assembleia da República, 26 de novembro de 2020

 

Os Deputados

Telmo Correia,

Cecília Meireles,

João Pinho de Almeida,

Ana Rita Bessa,

João Gonçalves Pereira

 

Deputados CDS

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga Presidente do Grupo Parlamentar  

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto  

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro

News image

Pedro Morais Soares

Círculo Eleitoral Lisboa