Condenação pela invasão do Capitólio durante a sessão de validação das eleições presidenciais
Segunda, 11 Janeiro 2021 15:10    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

invasao capitolio copyO Grupo Parlamentar do CDS deu entrada de um Voto de Condenação pela invasão do Capitólio durante a sessão de validação das eleições presidenciais.

«No passado dia 6 de janeiro o Capitólio, sede do Congresso dos Estados Unidos da América, que engloba as duas câmaras legislativas, Senado e Câmara dos Representantes, foi atacado e invadido por milhares de manifestantes, durante a sessão para confirmar a vitória de Joe Biden na eleição presidencial.

Esta invasão ocorreu na sequência de um comício onde o presidente cessante proferiu frases como “Eu estarei com vocês. Vamos andar até o Capitólio” ou “Nós vamos parar com o roubo”.

Conforme foi amplamente divulgado em todo o mundo, inclusive pelas imagens partilhadas pelos assaltantes que protagonizaram este ataque, estes entraram à força no Capitólio, ocuparam gabinetes de congressistas, nomeadamente o da presidente da Câmara dos Representantes e a própria cadeira do presidente do Senado e vandalizaram diversas estruturas, sabendo-se ainda que existiam engenhos explosivos.

Esta invasão provocou também 5 mortes, do agente da Polícia do Capitólio Brian Sicknick, que morreu devido a ferimentos sofridos durante o serviço, e de 4 manifestantes.

Este é um ato, que indigna todos os democratas, pois ataca a sede da democracia americana. Acresce o facto de ter sido durante a validação das eleições presidenciais.

Este ataque mereceu rápida censura e condenação de todos os quadrantes políticos americanos, sendo de destacar a de todos os ex-presidentes norte-americanos ainda vivos e diversos senadores e congressistas, entre os quais muitos republicanos, realçando-se Mitt Romney, Tom Cotton, Richard Burr, ou Adam Kinzinger.

Perante acontecimentos como este, todos os democratas devem manifestar veementemente a sua condenação.

Pelo exposto, a Assembleia da República condena a invasão do Capitólio durante a sessão de validação das eleições presidenciais e solidariza-se com os representantes do povo americano.

 

Assembleia da República, 11 de janeiro de 2021

 

Os Deputados

Telmo Correia

Cecília Meireles

João Almeida

Ana Rita Bessa

João Gonçalves Pereira»

 

Deputados CDS

News image

Telmo Correia

Círculo Eleitoral Braga Presidente do Grupo Parlamentar  

News image

Ana Rita Bessa

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

Cecília Meireles

Círculo Eleitoral Porto  

News image

João Gonçalves Pereira

Círculo Eleitoral Lisboa

News image

João Pinho de Almeida

Círculo Eleitoral Aveiro